5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Alunos de Viseu querem aumentar participação dos jovens nos municípios

Alunos de Viseu querem aumentar participação dos jovens nos municípios

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Alunos de Viseu querem aumentar participação dos jovens nos municípios

Os alunos do distrito de Viseu reunidos no Parlamento dos Jovens querem aumentar a representatividade dos jovens nos órgãos municipais, flexibilizar os currículos escolares e apostar em intercâmbios entre escolares e em programas que envolvam os jovens em atividades comunitárias.

Estas foram algumas das propostas aprovadas pelos estudantes do ensino secundário que participaram na sessão distrital realizada recentemente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

No projeto de recomendação aprovado, os jovens deputados propõem a criação de um programa de intercâmbio nacional promovendo “a partilha de experiências, projetos e conhecimento entre escolas de diferentes pontos do país” e o aumento da representatividade dos jovens nos municípios.

Os deputados defendem ainda a implementação nas escolas de projetos que possibilitem a participação em eventos sociais ou comemorativos dos municípios e a realização de atividades dirigidas a grupos desfavorecidos em locais como centros de dia, lares, associações, prisões e creches.

O Parlamento dos Jovens também propõe a implementação de projetos de literacia financeira nas escolas e o aumento da flexibilidade curricular, promovendo “um ensino adaptado aos interesses dos alunos com a implementação da disciplina de soft skills (opcional)”. As ‘soft skills’ correspondem a competências ligadas à personalidade e ao comportamento da pessoa.

Na sessão distrital estiveram presentes 24 escolas da região com 75 deputados, tendo sido eleitos para representarem Viseu na sessão nacional jovens da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira (André Aires e Afonso Melo), da Escola Secundária Alves Martins (Rita Marques Pinto e Lara Inácia Almeida) e da Escola Secundária Emídio Navarro (Andreia Mendes e João Nogueira, que também foi eleito porta-voz do grupo).

Como suplentes, foram eleitos alunos do Colégio de Lamego (Guilherme Gomes e Carlos Pereira) e do Agrupamento de Escolas de Sátão (Lara Oliveira e José Pedro Fernandes).

Na sessão também foi decidido o tema proposto em nome de Viseu à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo, “O perigo do avanço da extrema-direita em Portugal e na Europa”.

No distrito de Viseu, o Parlamento dos Jovens envolveu 25 escolas e juntou 460 alunos que se mobilizaram em 46 listas. A sessão nacional vai decorrer na Assembleia da República, em Lisboa, a 27 e 28 de maio.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar