A Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) foi a força política mais votada em 23 dos 24 concelhos do distrito de Viseu nas eleições legislativas de hoje, num distrito que elegeu, pela primeira vez, dois deputados do Chega. Com todas as freguesias apuradas, o PS foi o segundo partido mais votado.
Dos oito deputados eleitos pelo distrito de Viseu, o Chega conquista pela primeira vez dois lugares, há dois repetentes e três regressam ao Parlamento. A AD elegeu António Leitão Amaro, Pedro Alves e Inês Domingos, que regressam à Assembleia da República. O PS elegeu Elza Pais (que já foi deputada) e e é “reincidente” com José Rui da Cruz e João Azevedo. João Tilly e Bernardo Pessanha são os eleitos do Chega.
Em 2022, o PS tinha conseguido o maior número de votos 41,55%, tendo elegido quatro deputados, o mesmo número que o PSD que obteve 36,81 %. Agora, a AD ganhou em 23 concelhos, quando há dois anos o tinha conseguido em apenas seis.
Surpresa, ou talvez não, mas o ADN (Alternativa Democrática Nacional) foi a quarta força partidária mais votada no distrito de Viseu. Ficou à frente de partidos como Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda ou CDU.
O ADN, considerado um dos partidos “partido à direita da direita”, conquistou mais de 6.500 votos.
Foi no Sátão onde teve a maior votação, com 4,55 por cento dos votos.
É seguinte o quadro completo dos resultados, por concelho: