5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Quando o ensino ajuda a criar novas empresas

Quando o ensino ajuda a criar novas empresas

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Quando o ensino ajuda a criar novas empresas

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) organiza este ano a 20.ª edição do concurso regional Poliempreende, que incentiva projetos de empreendedorismo no seio da instituição de ensino superior.

A iniciativa foi apresentada esta semana na Aula Magna do IPV. A prova já arrancou com oficinas nas escolas do Politécnico, visando inspirar os alunos e despertar o seu espírito empreendedor. As candidaturas decorrem até 12 de abril.

De 18 de abril a 4 de junho serão desenvolvidas novas oficinas, desta vez de capacitação e com o objetivo de apoiar as equipas que submeteram a sua ideia ao concurso na preparação dos planos de negócio. O concurso regional terá lugar no dia 7 de junho. A equipa vencedora do primeiro prémio participará de seguida no Concurso Nacional, na Universidade da Madeira, de 2 a 6 de setembro.

Também na Aula Magna do IPV, foram entregues os prémios da 19.ª edição do concurso. O projeto Pit O’Gram foi o vencedor da iniciativa e foi apresentado por Francisco Almeida, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

O projeto também  já tinha vencido o concurso nacional Poliempreende. A ideia consiste em criar um programa e aparelhos de comunicação para serem utilizados em centros de inspeção automóvel.

O objetivo passa por facilitar a comunicação entre inspetor e cliente, quando é necessária a avaliação da parte inferior do automóvel, passando a ser feita apenas por pictogramas animados num monitor, sendo apenas necessário acionar os botões do teclado criado para o efeito.

O projeto já foi testado no terreno e encomendado por uma empresa com cerca de 10 centros de inspeção automóvel, merecendo ainda o interesse de outras empresas.

Em segundo lugar no Poliempreende ficou o projeto My Mind My Self-Promoção da Saúde Mental, que propõe sessões de relaxamento terapêutico numa ideia apresentada por Clara Santos, Gil Rodrigues e Filipa Nascimento, da Escola Superior de Saúde de Viseu.

Já o terceiro lugar foi para a Marmitando – Marmita Académica, ideia apresentada por Cristiana Pacheco, Dalila Graça, Mónica Silva, Sara Cardoso, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.

A sessão de arranque do Poliempreende 2024 contou ainda com a participação de José Augusto Teixeira, diretor executivo do Master Mind Portugal e do BNI, que falou sobre geração de ideias, desenvolvimento pessoal e capacidade empreendedora.

O evento na Aula Magna do IPV terminou com o tema do empreendedorismo de impacto, focado na sustentabilidade do planeta, com o gestor da Casa do Impacto da Santa Casa de Lisboa, Manuel Gaspar

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar