5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Fadista Lina abre programação do “Dizer Poesia” em Viseu que arranca esta quinta feira

Fadista Lina abre programação do “Dizer Poesia” em Viseu que arranca esta quinta feira

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
20.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
20.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Fadista Lina abre programação do “Dizer Poesia” em Viseu que arranca esta quinta feira

Arranca esta quinta-feira (21 de março), em Viseu, a terceira edição do Dizer Poesia. A programação abre ao som do fado de Lina. A fadista vai apresentando o seu mais recente álbum, “Fado Camões”. a edição deste ano, o festival literário celebra os 500 anos de Camões.

Também o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho vai estar em Viseu esta sexta-feira (22 de março) para apresentar o projeto de música e poesia RUGE. O também escritor atua com Daniela Onís e Ruben Alves no âmbito d que começa nesta quinta (dia 21).

O “RUGE – Poemas e Canções” sobe ao Mercado 2 de Maio na noite de sexta (21h00), num espetáculo que cruza palavras escritas, cantadas e faladas. Ambas as atuações são às 21h00 no Mercado 2 de Maio.

O concerto do último dia do Dizer Poesia – domingo (24 de março) – será “Do Amor e da Glória em Camões” às 17h30 no Teatro Viriato, com composição musical original e interpretação de Rui de Luna, Marcos Lázaro no violino e Natália Luiza na declamação.

O mote deste ano do Dizer Poesia são os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Contrariamente ao que aconteceu nas edições anteriores, nas quais o Dizer Poesia esteve centrado na Casa Amarela (o antigo arquivo municipal), este ano o evento chegará também a espaços como o renovado Mercado 2 de Maio, a Biblioteca Municipal, o Museu Almeida Moreira, o Museu de História da Cidade e o Museu Keil Amaral.

A poesia irá também ao Rossio, onde estará uma exposição temática com uma seleção de poemas de Camões.

O Grupo Off vai realizar visitas guiadas às 11h00 de sábado e domingo, propondo récitas de poesia, música e dança com atores, músicos e bailarinos. As visitas vão percorrer vários locais da cidade, sendo que os participantes são convidados a conhecer textos poéticos de Camões, Aquilino Ribeiro, António Franco Alexandre, Luís Miguel Nava, Judith Teixeira, Beatriz Pinheiro, João de Pavia, António Alves Martins e Augusto Hilário.

A Casa Amarela recebe uma exposição de edições antigas dos “Lusíadas”, a obra-prima de Camões, guardadas no fundo antigo da Biblioteca Municipal. Já nos museus municipais, vão decorrer as atividades “Vem fazer o teu poema (com som exterior”, “Poemas saltam dos livros” e “Poesia blackout”.

Por sua vez, o Cine Clube de Viseu traz as “Curtinhas com Poesia” e as “Escolas Animadas”, ambas dedicadas a explorar os filmes de animação, as suas histórias e técnicas.
Outras iniciativas incluem um espaço ‘lounge’ para ouvir a ‘playlist’ “Camões ao Ouvido”, com temas do poeta ditos por jovens de Viseu e convidados, e o formato ‘spoken word’ de Pedro Freitas, que estará em Viseu para apresentar o seu trabalho “Ela – Metafisicamente d’outro Mundo”, interpretando os textos em conjunto com ambiências sonoras.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar