No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Cerca de 200 árvores foram plantadas por crianças do concelho de Aguiar da Beira no Dia Mundial da Árvore, que se assinalou na quinta-feira (21 de março). Em Carapito, os alunos do primeiro ciclo aprenderam como preservar as florestas, as aldeias e os ecossistemas locais.
Além dos alunos, a plantação também envolveu sapadores florestais e técnicos municipais, entre outros. A ação contou ainda com a participação de elementos da GNR de Aguiar da Beira e do SEPNA de Gouveia.
A espécie escolhida foi o carvalho alvarinho, para promover a biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas locais.
Esta foi a forma que a CIM Viseu Dão Lafões, o Europe Direct e a Câmara de Aguiar da Beira quiseram comemorar o Dia da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, efemérides que também foram aproveitadas nos vários concelhos da região com outras ações do género.
O presidente da Câmara de Aguiar da Beira, Virgílio Cunha, disse que a autarquia continua empenhada em “continuar a trabalhar em parceria para garantir um futuro sustentável para as nossas florestas e para as gerações futuras”.
Já o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, afirmou que a plantação realizada ontem foi “mais um exemplo visível do nosso empenho em promover a sustentabilidade ambiental e em envolver ativamente a comunidade nesse processo”.
O Dia Internacional das Florestas foi instituído a 30 de novembro de 2012 pelas Nações Unidas, visando defender a gestão sustentável das florestas e de garantir que as gerações futuras continuem a beneficiar dos serviços e produtos derivados de todos os tipos de florestas.
Já o Dia da Árvore começou em 1872, nos Estados Unidos, e em Portugal a primeira “Festa da Árvore” foi em 1907.