No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde vai ser eletrificado a partir de finais de abril, numa altura em que se aproxima o prazo previsto para a conclusão das obras de requalificação da linha ferroviária.
O anúncio foi feito pela Infraestruturas de Portugal (IP), referindo que, a partir de 29 de abril, vai avançar com o processo de colocação em tensão elétrica a 25 mil volts da catenária entre as estações de Santa Comba Dão e Mangualde, onde também serão realizados ensaios.
De acordo com a nota da IP, que já foi divulgada por outras entidades oficiais como a Câmara de Santa Comba Dão, a infraestrutura ferroviária deverá “ser considerada em tensão a partir daquela data”.
A empresa gestora da rede ferroviária alerta ainda para os perigos decorrentes dos fenómenos elétricos associados e que “resultam da tensão elétrica utilizada, da existência de corrente elétrica nos carris e da indução eletromagnética e influência elétrica”.
“Qualquer contacto acidental, ou aproximação do equipamento aéreo, mesmo por intermédio de jato de água, apresenta riscos de eletrocussão. Qualquer cabo caído no solo deve ser sempre considerado em tensão”, acrescenta a informação da IP.
Em caso de acidente ou necessidade de dar informações, deve-se contactar o Centro de Comando Operacional de Lisboa através do número de telefone 800 122 220.
As obras de modernização da Linha da Beira Alta deverão ficar concluídas no final do primeiro semestre de 2024, com alguns atrasos no calendário. O investimento já ultrapassa os 600 milhões de euros.