No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Tondela vai apresentar até ao final deste ano um conjunto de benefícios sociais para os ex-combatentes naturais do concelho, à semelhança daquilo que já foi feito em relação aos bombeiros.
O anúncio foi feito pela presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, nas comemorações do Dia do Antigo Combatente realizadas no passado sábado (13 de abril).
Nessas celebrações e a poucos dias dos 50 anos do 25 de Abril, foram homenageados José Sampaio e Joaquim Santos, dois antigos militares do concelho que estiveram diretamente envolvidos na Revolução dos Cravos.
Na abertura da conferência “Guerra Colonial e o 25 de Abril”, que ocorreu no Museu Municipal Terras de Besteiros, foi prestado um tributo aos militares naturais de Lobão da Beira e Castelões.
Carla Antunes Borges revelou que irá propor ao executivo municipal que os dois militares de Abril sejam também homenageados no próximo feriado municipal, a 16 de setembro.
A autarca dirigiu-se a José Sampaio e Joaquim Santos, dizendo que eles “representam o sentimento do 25 de Abril, que foi uma revolução pacífica, e a capacidade de um povo se ter unido em torno de um bem maior: a liberdade”.
As comemorações do Dia do Antigo Combatente foram organizadas pela Câmara de Tondela e pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU) e integraram o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
O programa incluiu uma romagem ao cemitério para homenagear os antigos combatentes falecidos, deposições de coroas de flores nos monumentos ao Soldado Desconhecido e dos Combatentes do Ultramar, uma missa, um concerto da Banda Filarmónica Tondelense realizado no Parque Urbano e a projeção do filme “Capitães de Abril”.
A ANCU dedica-se à preservação da memória e à defesa dos antigos combatentes, prestando também atendimento médico e psicológico aos ex-militares que sofrem de stress pós-traumático após a sua participação na Guerra Colonial e às suas famílias.