peça teatro gémeos
image
centro cultural s joao pesqueira assinatura
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Em Mortágua, vocalista dos HMB lança projeto contra a discriminação

Em Mortágua, vocalista dos HMB lança projeto contra a discriminação

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
18.04.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
18.04.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em Mortágua, vocalista dos HMB lança projeto contra a discriminação

Jovens do terceiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Mortágua assistiram nesta quarta-feira (17 de abril) à apresentação do projeto “Stop Discriminação”, que envolve o músico Héber Marques, vocalista dos HMB.

A iniciativa aborda temas como a discriminação étnica, o diálogo intercultural e o discurso de ódio e inclui três temas originais musicados pelo Héber Marques e uma peça de teatro sobre ser migrante. O projeto foi concebido a partir do livro com o mesmo nome.

A ação em Mortágua foi promovida pelo projeto municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, em parceria com o Agrupamento de Escolas local. “Stop Discriminação” propõe aos jovens uma aprendizagem sobre como detetar e prevenir atitudes e comportamentos discriminatórios em função da etnia e da nacionalidade.

O projeto pedagógico desenvolve-se através de uma conversa na qual Héber Marques responde a questões relacionadas com as histórias e os temas tratados no livro com que a ação se baseia.

Os alunos são depois desafiados a participar num “quiz” sobre a migração e a interagir na conversa, fazendo ouvir as suas opiniões e o que pensam sobre o tema.

“Pretende-se sensibilizar os jovens para a importância de combater a xenofobia, o racismo, a discriminação, e transmitir a mensagem de que a ignorância, o preconceito e o medo do desconhecido, são barreiras ao conhecimento do outro, à integração, à cooperação e ao interculturalismo. De que não devemos julgar ou estigmatizar apenas porque é estrangeiro, de outra cultura, etnia ou religião, e que precisamos de calçar os sapatos do outro, colocarmo-nos no seu lugar, para compreender as suas emoções, sentimentos e ações”, explica a nota da Câmara de Mortágua.

O projeto conta desde o seu lançamento com a colaboração do Conselho Português para os Refugiados.

Héber Marques é da opinião de que “a música e a arte em geral são uma ferramenta diferente e eficaz para sensibilizar os jovens para a tolerância e a convivência com outras culturas e etnias”.

Segundo o músico, o ser humano “tende a rejeitar o que não conhece, é um certo mecanismo de defesa”.

Por isso, acrescentou o vocalista dos HMB, torna-se necessário “desmistificar alguns estigmas e preconceitos fazendo perceber que podemos ser diferentes na cor da pele, na Língua que falamos, na religião que seguimos, mas essencialmente somos seres humanos e temos muito mais semelhanças entre nós do que diferenças”.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar