Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Os escuteiros de Mortágua, a empresa Cerâmica Vale da Gândara e o encenador Abraltino Lobo vão ser condecorados esta quinta-feira (9 de maio) pela Câmara Municipal no Dia do Município. O feriado municipal também vai ser marcado pelas inaugurações de algumas obras realizadas no concelho.
O feriado de Mortágua é assinalado na Quinta-Feira de Ascensão, altura em que decorre a tradicional romaria da festa da Ascensão no Cabeço do Senhor do Mundo.
A sessão solene evocativa está marcada para as 10h00 no Centro de Animação Cultural, com intervenções dos presidentes da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, e da Câmara Municipal, Ricardo Pardal.
Na cerimónia, será homenageado o Agrupamento de Escuteiros 1241 de Mortágua, que completa 35 anos de existência e vai receber a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. O grupo conta atualmente com mais de 100 elementos, entre os 6 e os 22 anos. O galardão será entregue para reconhecer o papel do associativismo no desenvolvimento do concelho.
Além das atividades de agrupamento, os escuteiros de Mortágua também têm organizado iniciativas no estrangeiro como deslocações a Santiago de Compostela e o projeto VOA – Voluntariado Orientado em África que, este ano, decorre em São Tomé e Príncipe.
O tecido empresarial do concelho também será reconhecido com a entrega da Medalha de Ouro Municipal à Cerâmica Vale da Gândara, que tem 67 anos de experiência na produção de tijolos tradicionais e telhas cerâmicas. Em 2007, a empresa foi comprada pelo Grupo La Paloma, um dos maiores grupos cerâmicos europeus. Atualmente, cerca de 65 por cento da produção é exportada para países como Espanha, Reino Unido, Angola e Coreia do Sul.
Também Abraltino Lobo irá receber a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, pelo percurso dedicado à cultura e ao associativismo em Mortágua, especialmente ao teatro. O homenageado foi um dos fundadores e encenadores do Teatro Experimental de Mortágua e trabalhou com outros grupos de concelhos vizinhos. No Agrupamento de Escolas local, há um prémio atribuído por ele e pela sua esposa ao melhor aluno da instituição, o Prémio Tinos.
Na cerimónia irão também ser agraciados trabalhadores da autarquia de Mortágua com mais de 20 anos de serviço com a Medalha de Ouro de Bons Serviços.
Após a sessão solene, terão lugar várias inaugurações, a começar pela obra de requalificação da antiga Casa Lobo, um edifício histórico da vila que foi requalificado e readaptado.
O espaço passou a acolher serviços municipais como o Posto de Turismo, o Balcão Único do Prédio, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Contrato Local de Desenvolvimento Social, além de uma sala para reuniões, workshops, palestras e ações de formação.
Segundo a Câmara, a obra preservou a traça arquitetónica da Casa Lobo, que sofreu trabalhos de reforço estrutural, conservação e adaptação a novas funções, além da criação de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Também será inaugurada a nova zona desportiva situada junto à Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, com um campo de futebol com relvado sintético e dois campos de padel. A valência pretende dar apoio à atividade desportiva dos alunos da Escola Básica e às camadas jovens dos clubes do concelho, estando equipada com torres de iluminação para treinos e jogos à noite.
Também será inaugurado o Espaço Usos, Costumes e Sabores, na localidade de Vale de Remígio. O local resultou da requalificação da antiga escola primária e dedica-se agora à preservação e divulgação do património material e imaterial do concelho de Mortágua, além de acolher colóquios e apresentações.