No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As aldeias de Oliveira do Conde, Macinhata do Vouga, Couto de Mosteiro, Marmeleira e Jueus reuniram-se no passado sábado (11 de maio) no primeiro encontro de Aldeias de Portugal da Associação de Desenvolvimento Local (ADICES).
A iniciativa, que decorreu em Oliveira do Conde (concelho de Carregal do Sal), promoveu a partilha de experiências, boas práticas e conhecimentos entre as cinco localidades do território.
O objetivo passou por levar as aldeias a se conhecerem melhor e a “partilhar experiências e aprender novas estratégias de dinamização e trabalho comunitário”, refere a Junta de Freguesia de Oliveira do Conde.
No encontro, foi apresentada a estratégia 2030 das Aldeias de Portugal, que tem como foco as pessoas, as comunidades e as apostas no património edificado, na gastronomia, na paisagem natural e nas práticas comunitárias.
O coordenador executivo da ADICES, Miguel Torres, reforçou a importância deste projeto para a autoestima das populações, referindo que tem sido “um processo extremamente enriquecedor” e que as Aldeias de Portugal é “um dos poucos projetos onde as estratégias de desenvolvimento das aldeias vêm de quem mais importa, de quem as habita, e isso faz toda a diferença”.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, Carlos Bastos, também apresentou a estratégia de desenvolvimento da freguesia, destacando a tradicional Festa das Colheitas – que acontece no mês de setembro e recupera as tradições da localidade – e lembrando os desafios para o futuro.
Os participantes também demonstraram a sua preocupação com a sustentabilidade do projeto devido à falta de financiamento específico, levando à perda de algumas das “dinâmicas criadas” nas cinco aldeias e a “um retrocesso em todo o envolvimento comunitário tão importante para que estes espaços rurais continuem vivos e com pessoas felizes”.
“Da parte das várias entidades presentes ficou a promessa do empenho na procura de soluções”, adianta a Junta de Freguesia, destacando que as cinco localidades em causa – todas classificadas como Aldeias de Portugal – “têm em comum uma ruralidade e um espírito comunitário essencial para que se mantenham vivas e com vida”.
O encontro ficou ainda marcado por uma visita guiada a Oliveira do Conde, por uma prova de vinhos do Dão e pela passagem pela Festa do Bussaquito.
A ADICES, que promoveu esta reunião das Aldeias de Portugal, integra os concelhos de Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Mortágua e Águeda.