No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A aula magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) recebe este sábado (15 de junho) a segunda conferência Beira Primavera que vai debater a inteligência artificial (IA) com o filósofo e investigador italiano Maurizio Ferraris.
A iniciativa é organizada pelo BEIRA – Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão e decorre a partir das 10h30. Além da conferência de Maurizio Ferraris, o evento também traz demonstrações ao vivo de inteligência artificial coordenados pelo professor Mário Romão, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
As demonstrações serão feitas em direto e ao vivo com a colaboração da empresa Caixa Mágica Software, apresentando soluções empresariais e outras do uso da IA.
O programa inclui vários momentos relacionados com o tema e uma rubrica de “Pontos de Vista”, na qual participam alguns investigadores como Ana Paiva, atual secretária de Estado da Ciência, José Júlio Alferes, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e Paulo Nuno Vicente, autor do livro “Os Algoritmos e Nós”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
O evento é aberto a toda a comunidade, com participação gratuita sujeita à lotação do espaço mediante inscrição prévia no site da Câmara.
A Beira Primavera é promovida pelo BEIRA – Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão, um centro de reflexão inspirado na figura de José de Azeredo Perdigão, advogado natural de Viseu e presidente-fundador da Fundação Calouste Gulbenkian.
O observatório tem como objetivo fomentar o debate de ideias sobre grandes temas da atualidade na ótica nacional e global. O projeto foi criado através de um acordo de cooperação entre a Câmara de Viseu, a associação Viriatos.14 e a Fundação Gulbenkian.