No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Viseu ‘veste-se’ de cidade Europeia do Desporto até dezembro. Meio ano volvido deste que a capital de distrito assumiu o título e, de acordo com o presidente da Câmara de Viseu, foram organizados 329 eventos em 47 modalidades diferentes. Para pôr em prática todo o programa, o município recebeu uma verba de 130 mil euros do Instituto Português da Juventude e Desporto.
Fernando Ruas comparou, na cerimónia de assinatura do protocolo de apoio, o título de Cidade Europeia de Desporto à ligação de uma casa à rede de água pública. “Só tem dois momentos importantes: quando se anuncia e quando se liga a torneira. Mas há algo que sabemos: no fim tem de ficar melhor. Com a cidade europeia do desporto é a mesma coisa. Esperamos equipar a cidade, a região, o concelho de modo a não ficarmos na mesma. E criar hábitos de desporto às pessoas e, sobretudo, criar-lhes o espírito que emana do desporto: que somos todos iguais e que fazemos as mesmas coisas se tiverem as mesmas oportunidades”, justificou o autarca.
Ruas voltou a lamentar que “durante muito tempo assistimos, e ainda vemos, uma litoralização de tudo quanto é eventos” e que, “quando surge algo em sentido contrário, é fator para nos congratularmos”. “A indicação de Viseu Cidade Europeia do Desporto é prova de que alguma coisa se vai alterando e que o interior também respira atividade. E precisamos disto para ir alimentando quem decidiu ficar aqui e fazer a sua vida”, defendeu.
O presidente do município viseense afirmou que tem agradecido e exaltado o trabalho feito pelos empresários de Viseu e aproveitou o facto de haver empresas do concelho de Viseu entre as mais bem sucedidas a nível nacional para assinalar que “quando no interior temos condições, nós fazemos como os outros”. “Se não forem dados os mesmos meios, não nos peçam que os resultados sejam os mesmos”, vincou.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Pedro Dias sublinhou que “colocar o desporto na agenda política é uma decisão corajosa” e disse que “o desenvolvimento desportivo faz-se aumentando a oferta da prática desportiva e criando oportunidades no desporto”.
O governante garantiu que Câmara e Governo não articularam documentos, mas deixou a nota de que programa de Governo e programa da Cidade Europeia do Desporto têm pontos em comum. “Se olharem para o programa de Governo vão encontrar as palavras do mote de Viseu Cidade Europeia do Desporto: dar as condições para os cidadãos serem mais ativos, mais saudáveis, mais felizes. Um dos compromissos que temos é tentar, ao longo dos anos, criar condições para que o nosso país se torne uma nação mais ativa”, detalhou.
Pedro Dias vincou que “os eventos desportivos têm uma relevância muito forte a diversos níveis, no tecido associativo, nos clubes, na dinâmica, na melhoria das instalações desportivas”.