5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Oliveira de Frades » Festival do Frango do Campo é uma montra expositora do que Oliveira de Frades tem para oferecer

Festival do Frango do Campo é uma montra expositora do que Oliveira de Frades tem para oferecer

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival do Frango do Campo é uma montra expositora do que Oliveira de Frades tem para oferecer

Durante quatro dias, Oliveira de Frades vai celebrar um dos produtos gastronómicos de referência do concelho. O festival Frango do Campo acontece de 17 a 21 de julho e promete voltar a surpreender os milhares de visitantes com restaurantes, tasquinhas, bares, artesanato, exposições, uma área infantil e muita música.

No certame, vão marcar presença 60 expositores, três restaurantes e 11 tasquinhas, grande parte pertencentes a associações e artesãos da região. O festival, que conta ainda com um cartaz musical com nomes como Nininho Vaz Maia, Piruka ou Nuno Ribeiro, pretende ser, mais do que uma festa, uma “montra para o que de melhor se faz no concelho”.

“Esperamos que este ano o festival possa, na linha dos anos anteriores, ser mais um sucesso. Que traga a Oliveira de Frades milhares de pessoas, mas essencialmente que sirva de montra para aquilo que temos de melhor no nosso território, desde a gastronomia, às paisagens, bem como mostrar o que temos no setor da industria e agricultura”, destacou o presidente da Câmara Municipal, João Valério.

Apesar de o frango do campo ser o “rei” do festival, o autarca destaca a presença de outros produtos endógenos e que caracterizam a região, como a vitela de Lafões.

“O festival mostra um produto gastronómico de excelência que é o frango do campo, mas em volta do frango queremos promover a vitela de Lafões e outros produtos. Este ano temos o nosso produtor certificado do vinho de Lafões, estamos a iniciar uma caminhada no setor do vinho, e também contamos com uma forte presença do nosso artesanato e das nossas associações”, disse.

João Valério sublinha ainda que o festival tem uma componente musical forte, onde se pretende “celebrar a cultura e tradições locais através dos ranchos e associativismo local”.

Já em relação aos nomes de renome no panorama nacional, o autarca frisou que a ideia é “atrair a atenção mediática, sobretudo para pessoas de fora”, para que “olhem para Oliveira de Frades não só como um destino industrial, mas também um destino de turismo de natureza, aventura e de boa gastronomia”.

O cartaz escolhido, destaca, tem como objetivo tornar o festival “um encontro multigeracional” e um “evento onde se pode ir em família”. No recinto estará uma zona dedicada a crianças.

“De há uns anos para cá, temos uma noite mais popular, uma mais jovem, este ano com Piruka e um dia mais “mainstream” com Nininho Vaz Maia e com Nuno Ribeiro. O concelho tem uma grande comunidade brasileira a residir e fechamos com o tributo a Ivete Sangalo, também a pensar neles”, explicou.

Programa recheado de música e gastronomia
A abertura oficial do certame acontece na quarta-feira (dia 17 de julho), pelas 19h00, com a presença da Banda de Música de Oliveira de Frades. O primeiro dia do festival conta ainda com o Grupo de Música e Canto da Universidade Sénior e as atuações de Némanus, Divas & Friends e dj. João C.
O segundo dia vai assinalar os 35 anos da ASSOL e conta ainda com um showcooking, na Praça da Alimentação, e música por Piruka (23h15), Banda Funkoff, Voto Nulo e Maskarilha DJ.

Sexta-feira (19 de julho), sobe ao palco do festival Nininho Vaz Maia (22h30), Afro Brothers e Dj Guest. Neste dia há um novo showcooking e a apresentação do Grupo de Cantares, Cavaquinhos e Violas de Pinheiro de Lafões.

Sábado a noite começa com a atuação do Grupo Cantares do Ídolo, seguido de Nuno Ribeiro (22h30), Johnny the Bass e Piratas DJ.

O último dia de certame arranca com uma iniciativa para os mais novos (10h00) e à noite há tributo a Ivete Sangalo (22h30). Pelas 00h00 acontece o espetáculo priomusical, seguido da atuação do Dj Rocha The Rock. Este dia conta ainda com um desfile etnográfico e um showcooking.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar