hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Incêndios: Norte e Centro vão manter severidade meteorológica “extremamente elevada”

Incêndios: Norte e Centro vão manter severidade meteorológica “extremamente elevada”

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
16.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
16.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Norte e Centro vão manter severidade meteorológica “extremamente elevada”

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que, em especial as regiões do Norte e Centro, vão manter-se sob severidade meteorológica “extremamente elevada” até quarta-feira, com o perigo de incêndio rural de elevado a máximo.

“A severidade meteorológica irá manter-se extremamente elevada” nos “dias 17 e 18, em grande parte do território, em especial nas regiões do Norte e Centro, onde o PIR [perigo de incêndio rural] continuará a situar-se nas classes mais elevadas de perigo: elevado, muito elevado ou máximo”, avançou o IPMA, numa nota divulgada na sua página de Internet.

O território do continente tem estado, desde sábado, “sob a influência de um fluxo de leste, que se intensificou” hoje e que se “manterá intenso” dia 17, “nas regiões do Norte e Centro”.

“Os valores da humidade relativa são extraordinariamente baixos, registando-se valores de 10% ou inferiores mesmo em locais próximos do litoral, como por exemplo na região de Aveiro, Porto ou Viana do Castelo”, revelou o IPMA.

Para quarta-feira, o instituto prevê “uma rotação do vento para o quadrante sul, soprando fraco ou moderado, por vezes com rajadas da ordem de 60 km/h, continuando a prever-se valores muito baixos da humidade relativa em grande parte do território”.

O IPMA, devido à previsão do agravamento do perigo de incêndio por causa do tempo quente, já tinha emitido para hoje e terça-feira aviso amarelo para os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Devido à previsão de risco elevado de incêndio na generalidade do território continental, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aumentou o estado de alerta e prontidão dos meios de socorro para o nível mais elevado, para hoje e terça-feira.

Numa conferência de imprensa, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, anunciou que, por causa da situação meteorológica adversa, vai ser prolongada a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do continente.

A declaração decorre da elevação do estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio máximo, muito elevado e elevado, previsto pelo IPMA, em grande parte do território continental.

A situação de alerta implica várias medidas excecionais, como a proibição do acesso e circulação em vários espaços florestais ou a proibição da realização de queimadas e de trabalhos em florestas com recurso a maquinaria (com exceção para as situações de combate a incêndios rurais).

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar