ivo cd tondela
REPORTAGEM Falta de meios e de mão-de-obra dificulta limpeza na proteção da floresta em Vila Nova de Paiva
André clovis académico de Viseu
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25
antónio vilarigues cdu penalva do castelo autárquicas 2025 web
jorge caetando resende
ângela bartolo cdu sátão autárquicas 2025
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Diário » Protesto juntou centenas de bombeiros sapadores na escadaria do parlamento

Protesto juntou centenas de bombeiros sapadores na escadaria do parlamento

Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores afirma que só de fora de Lisboa vieram 600 bombeiros. Sapadores exigem melhores condições de trabalho

 Protesto juntou centenas de bombeiros sapadores na escadaria do parlamento - Jornal do Centro
02.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Protesto juntou centenas de bombeiros sapadores na escadaria do parlamento - Jornal do Centro
02.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Protesto juntou centenas de bombeiros sapadores na escadaria do parlamento - Jornal do Centro

Centenas de bombeiros sapadores fardados ocupavam esta quarta-feira (2 de outubro), as escadarias da Assembleia da República, em Lisboa. O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores diz que eram esperados mais de mil bombeiros na ação de protesto, e que só de fora [de Lisboa] vieram 600 operacionais. A corporação de Viseu também se terá feito representar com alguns elementos.

Os sapadores lutam por uma regulamentação do horário de trabalho, pela reforma aos 50 anos e por um regime de avaliação específico, entre outras condições de trabalho.

O rebentamento de vários petardos marcou o início da manifestação, um protesto ruidoso que começou ao meio-dia com latas de fumo e ao som de heavy metal e rock n’roll. Ao fundo da escadaria, os manifestantes incendiaram vários pneus e queimaram um fato de trabalho dos bombeiros.

Cerca de 20 minutos depois, alguns bombeiros, fardados, forçaram a subida da escadaria da Assembleia da República.

Apesar da ordem policial para descerem, os bombeiros continuaram a formar e a libertar fumos de foguetes, acabando por se sentar nos degraus.

Às 12h30 cantaram o hino nacional, depois de terem gritado uma única palavra de ordem: “Sapadores”.

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores, Ricardo Cunha, afirmou que não estava prevista esta forma de protesto.

pub
 Protesto juntou centenas de bombeiros sapadores na escadaria do parlamento - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Protesto juntou centenas de bombeiros sapadores na escadaria do parlamento - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar