resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Início do Ano Pastoral da Diocese de Viseu marcado por peregrinação à Casa da Madre Rita

Início do Ano Pastoral da Diocese de Viseu marcado por peregrinação à Casa da Madre Rita

Documento que serve de base à ação das paróquias da Diocese de Viseu apresentado este sábado. Foi rezado terço e celebrada missa em Ribafeita, recordando a obra da Beata Rita

Carlos Eduardo Esteves
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
05.10.24
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
05.10.24
Fotografia: Diocese de Viseu
pub
 Início do Ano Pastoral da Diocese de Viseu marcado por peregrinação à Casa da Madre Rita

Família, paróquia e formação são as três maiores propostas do Plano Pastoral da Diocese de Viseu. O documento anual, de 2024/2025, foi apresentado este sábado, 5 de outubro, com o tema “Todos Raízes da Alegria” e com lema “És ChAmado por Jesus, Experimenta”. O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano defende que o Plano Pastoral quer chegar a todas as pessoas. “Que todos vivamos este Plano Pastoral e sintamos que ele é nosso. Que contribua para que todos sejam parte da Igreja, na responsabilidade da comunhão, da participação e da missão”, sublinhou o prelado.

Na visão do Bispo de Viseu, o documento é um “projeto que nos vai ajudar através de atividades e programações a vivermos a nível diocesano o melhor para o povo de Deus e para a Igreja, mas ao mesmo tempo olhando para o mundo e para a caminhada universal”.

A apresentação do Plano Pastoral da Diocese de Viseu foi feita pelo padre João Zuzarte e decorreu na Igreja Matriz de Ribafeita, integrada na peregrinação à Casa Memorial Rita Amada de Jesus, que juntou cerca de 200 pessoas. Foi dado, então, este sábado, início ao ano pastoral na Diocese. No documento e sobre a família pode ler-se que é “imprescindível e urgente colocar a pastoral familiar no coração da paróquia e da Diocese e caminhar com a família pelas estradas da vida quotidiana”. Sobre as paróquias as orientações oficiais da Diocese passam por “desenvolver um maior sentido de pertença à Igreja”. A formação, diz o Plano Pastoral da Diocese de Viseu, “é um dos pilares fundamentais para mudar mentalidades e criar uma cultura diocesana e paroquial”.

O padre João Zuzarte acrescentou que o documento “procura corresponsabilizar todos os que trabalham na Diocese, mas também envolver toda a comunidade, sem esquecer mais novos”. O Plano tem ainda como objetivos ganhar e atrair as pessoas para Jesus Cristo, transformar a cultura da paróquia, reorganizar e renovar estruturas e organismos pastorais da Diocese, implementar a metodologia Sinodal de Conversação no Espírito, celebrar o Ano Santo Jubilar e ressuscitar a esperança.

 O início do Plano Pastoral em Viseu foi celebrado juntamente com a memória da vida e obra da Beata Rita Amada de Jesus, também conhecida por Madre Rita. Foi rezado o terço e houve visita à Casa Memorial. A coordenadora dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, ficou responsável por apresentar vida e obra da beata. Houve ainda missa presidida por D. António Luciano.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar