Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Filme espanhol vence festival CineEco em Seia

Filme espanhol vence festival CineEco em Seia

"Fauna" de Pau Faus recebeu o galardão do Grande Prémio Ambiente no Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

pub
 Filme espanhol vence festival CineEco em Seia - Jornal do Centro
21.10.24
fotografia: Facebook CineEco Seia
partilhar
 Filme espanhol vence festival CineEco em Seia - Jornal do Centro
21.10.24
Fotografia: Facebook CineEco Seia
pub
 Filme espanhol vence festival CineEco em Seia - Jornal do Centro

O filme “Fauna” do realizador espanhol Pau Faus foi o grande vencedor da edição deste ano do festival de cinema CineEco, que decorreu em Seia. A película foi distinguida com o galardão do Grande Prémio Ambiente no Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

O filme mostra “um combate entre dois mundos, um verdejante e rural e outro que se quer estéril e tecnológico, que dependem intrinsecamente um do outro, num balanço aparentemente impossível de alcançar”, destaca a organização do CineEco.

A 30.ª edição do festival exibiu 64 obras cinematográficas de 27 países, selecionadas entre cerca de 1.800 filmes submetidos à competição. O evento também distinguiu o documentário “Magnífica: Kutsumaton Vieras” do finlandês Ville Koskinen com o Prémio Curta e Média Metragem Internacional.

Já a distinção de Longa-Metragem em Língua Portuguesa foi entregue a “Sem Coração” dos realizadores brasileiros Nara Normande e Tião, um filme que integrou a seleção oficial da secção Orizzonti no Festival de Veneza de 2023 e ganhou o prémio de melhor filme brasileiro na Mostra de Cinema de São Paulo.

O Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa foi atribuído a “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, que também venceu a competição nacional no último Vistacurta em Viseu e, antes, o prémio de melhor curta-metragem no Festival de Annecy.

O filme “The Bio Estrela Project” de Oliver Couch recebeu o Prémio Panorama Regional, por abordar o peso da ameaça dos incêndios florestais na destruição da Serra da Estrela.

O Prémio Juventude Longa-Metragem Internacional foi entregue ao documentário “Common Ground” dos norte-americanos Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell. O filme também foi premiado no Festival de Tribeca de 2023 e conta a história dos pioneiros da agricultura regenerativa.

Este ano, a CineEco destacou-se como “um ponto de encontro essencial entre o cinema e as causas ambientais, oferecendo uma programação diversificada e promovendo um espaço de debate e aprendizagem, com a criação de um mercado de filmes, um espaço que conectou alunos de escolas de cinema a produtores experientes”, sublinha a organização. O mercado, uma novidade este ano, contou com a participação de seis produtoras e quatro instituições de ensino com 10 filmes e projetos.

O festival também quis valorizar a Serra da Estrela como um destino ambientalmente sustentável “reforçando o seu compromisso com o cinema ambiental e a reflexão sobre o futuro do planeta ao longo de três décadas”. No próximo ano, celebra os 30 anos de edições, já que a primeira ocorreu em 1995.

A programação incluiu sessões competitivas, exibições especiais, ciclos expositivos, concertos, debates e passeios. Este ano, marcaram presença no CineEco 15 realizadores, entre outros. De 10 a 18 de outubro, passaram pelo festival mais de 3.500 espetadores.

Depois da edição em Seia, o CineEco vai agora percorrer todo o país com extensões em cineclubes, associações, teatros, universidades e auditórios, com filmes da temática ambiental.

O festival é organizado pela Câmara de Seia e conta com o alto patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.

pub
 Filme espanhol vence festival CineEco em Seia - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Filme espanhol vence festival CineEco em Seia - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar