hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Armamar » Comunidades imigrantes de Armamar e Cinfães com aulas de português

Comunidades imigrantes de Armamar e Cinfães com aulas de português

Em Armamar, vinte pessoas participam na atividade que decorre até março de 2025 e há mais um curso que vai começar em novembro. Já em Cinfães, as aulas começam esta segunda-feira

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
04.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
04.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Comunidades imigrantes de Armamar e Cinfães com aulas de português

Já arrancaram as aulas de português para cidadãos estrangeiros que vivem e trabalham nos concelhos de Armamar e Cinfães. Em Armamar, vinte pessoas participam na atividade que decorre até março de 2025.

Segundo a Câmara, que promove as aulas e em colaboração com o Centro de Formação Profissional de Vila Real, a iniciativa visa “responder às necessidades de cidadãs e cidadãos” de países como o Nepal, a Índia ou o Paquistão. Essas mesmas pessoas “vieram reforçar a mão de obra em atividades como a agricultura, a construção civil ou nos serviços de apoio à terceira idade”, sublinha a autarquia de Armamar.

“A resposta é de tal ordem que, a juntar a este grupo de 20 formandas e formandos, se prepara já um outro que deverá começar as aulas em novembro”, acrescenta a Câmara.

O município de Armamar defende que, com esta e outras medidas, quer integrar imigrantes vindos de “regiões cultural e socialmente tão distintas da portuguesa e europeia” com o objetivo de “proporcionar as ferramentas que lhes permitam desenvolver a sua atividade e construir projetos de vida”.

Já em Cinfães, a associação Casa d’Abóbora arrancou esta segunda-feira (4 de novembro) com as aulas de português para estrangeiros no concelho, depois de ter organizado o projeto Diverural, que promoveu a inclusão da comunidade imigrante no município do norte do distrito de Viseu. As sessões decorrerão até 31 de março, com duas aulas por semana (uma presencial e outra online).

As aulas presenciais decorrem às segundas-feiras na Associação dos Jovens de Desamparados, em Oliveira do Douro (das 17h30 às 18h30), e na Junta de Freguesia de Cinfães (das 19h30 às 20h30). Já as sessões online decorrerão das 18h00 às 19h30.

As aulas presenciais irão dividir-se em dois espaços “de forma a permitir que imigrantes de várias partes do concelho tenham um local de aprendizagem mais próximo”. Na localidade de Desamparados, a língua utilizada para ensinar o português será o inglês, enquanto o espanhol vai ser a língua utilizada nas aulas em Cinfães. As inscrições continuam abertas nos contactos da Casa d’Abóbora.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar