*
Foto em Taizé_1
Projeto_Florestal_Pos_Incendios_fev2026
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu comemora 25 anos

Curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu comemora 25 anos 

 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco
30.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco
30.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu comemora 25 anos

O turismo tem um peso importante na economia nacional. Tendo uma importância redobrada no interior do país. É um dos incentivo para atrair pessoas ao centro do país. 

De acordo com o INE, em 2023, o setor do turismo atingiu os valores mais elevados, desde que há registo. Na Região de Turismo do Centro, o turismo cresceu 11,5%. 

O curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu está projetado para contribuir para o desenvolvimento do setor. Há 25 anos que cumpre esse papel. 

As raízes 

O curso de turismo nasceu fruto da vontade e trabalho de Joaquim Antunes. Criado no Departamento de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, viu a oferta aumentada mais tarde com a abertura do Mestrado em Gestão Turística. 

João Pedro Costa, diretor do curso há dois anos destaca a sua versatilidade. “O curso foi desenhado para ser abrangente e dar aos alunos capacidades para ingressar, com sucesso, nas muitas áreas que o turismo engloba. É um curso de banda larga”.

Atualmente, o curso continua a ser um dos mais procurados da ESTGV, com todas as 47 vagas disponíveis preenchidas na primeira fase de candidaturas. 

“Fala-se dos recursos naturais, da gastronomia, das pessoas e do salto qualitativo que o turismo deu e são raras as vezes que vejo salientado que sem cursos como o nosso, sem esta formação que a maioria dos profissionais há 30 anos não podia ter, não seria possível o panorama que temos hoje.”

O futuro

Uma das questões que mais preocupa os jovens que entram neste, e em outros cursos, é o futuro. Por vezes incerto. 

O diretor do curso, assume que os dados relativos à empregabilidade dos alunos que passaram pela ESTGV são positivos. “A última vez que eu fiz a avaliação do curso, relativamente em 2021/2022, tínhamos um inscrito à procura de emprego num ano e noutro zero. Não quer dizer que estão mesmo na área porque podem ter seguidos outros caminhos, mas nós temos muita gente a trabalhar no meio do turismo.”

O estágio obrigatório no terceiro ano é uma das mais valias do curso, permitindo assim que os estudantes obtenham experiência na área. “Os nossos licenciados estão por todo o lado, e é esse leque de possibilidades que torna o curso tão atrativo”, reforça o diretor.

Celebrações (solidárias)

As comemorações dos 25 anos do curso incluem dois eventos organizados pelos alunos do terceiro ano, no âmbito da unidade curricular de Organização e Gestão de Eventos. O primeiro, realizado no dia 22 de novembro, reuniu órgãos da direção da ESTGV, diplomados, alunos atuais e professores num jantar comemorativo. 

O próximo evento está marcado para o dia 3 de dezembro e será o seminário “(Re)Encontros”, no auditório da ESTGV. A iniciativa contará com a participação do presidente do Turismo do Centro, Raul Almeida, que irá falar sobre as novas tendências do turismo.

O programa conta ainda com o painel “Alumni: de volta a casa”, que junta vários diplomados que regressam à escola para partilhar experiências e sucessos profissionais. O seminário terminará com uma atuação da Tunadão e uma “Viagem dos Sabores”, com os melhores produtos da região.

Os eventos têm um cariz solidário e os estudantes do 3.º ano trabalham para angariar fundos para a Associação MOG (Movimento Oncológico Ginecológico).

pub
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco

Notícias relacionadas

Procurar