resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Câmara de Oliveira de Frades aprova orçamento de 17,7 milhões de euros para 2025

Câmara de Oliveira de Frades aprova orçamento de 17,7 milhões de euros para 2025

Orçamento foi aprovado esta sexta-feira pela Assembleia Municipal. Presidente da Câmara diz que 2025 será “para fechar uma série de obras e projetos, mas também para abrir um novo ciclo”

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
14.12.24
fotografia: Câmara de Oliveira de Frades
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
14.12.24
Fotografia: Câmara de Oliveira de Frades
pub
 Câmara de Oliveira de Frades aprova orçamento de 17,7 milhões de euros para 2025

O orçamento da Câmara de Oliveira de Frades para 2025, no valor de 17,5 milhões de euros e aprovado por maioria em reunião de Assembleia Municipal esta sexta-feira (13 de dezembro), prevê investimentos em áreas como a habitação ou o ambiente.

“Vamos recuperar o edifício da antiga padaria, no centro da vila, que está devoluto há imensos anos, e fazer habitação, ou seja, é um dois em um, criamos habitação e recuperamos um edifício”, disse o presidente do Município de Oliveira de Frades, João Valério.

O autarca defendeu também a “necessidade de construir uma nova ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] em Sequeirô”. “Já faz parte dos ITI [Investimentos Territoriais Integrados] do Centro, para ser financiada em 2,6 ME, mas certamente custará mais, mas é uma necessidade enorme para o concelho e para a indústria”, justificou à agência Lusa.

No topo da lista dos projetos “mais estruturais e relevantes”, está a requalificação da zona industrial do concelho. Relativamente aos impostos, João Valério assumiu que se mantêm inalterados, ou seja, “dos mais baixos da região, inclusive a água, que é das mais baixas na região do Centro, não só da CIM [Comunidade Intermunicipal] Viseu Dão Lafões”.

A derrama, aprovada por unanimidade, é “taxada a 1,5% para as empresas com faturação acima dos 150.000 euros e uma taxa reduzida, de 0,7%, para as que faturam abaixo dos 150.000 euros”, acrescentou o autarca.

O ano de 2025 será “para fechar uma série de obras e projetos, mas também para abrir um novo ciclo”, disse João Valério, que apelou a um voto de confiança no orçamento e nas Grandes Opções do Plano” (GOP) para o próximo ano.

A Assembleia Municipal de Oliveira de Frades aprovou por maioria o orçamento e as GOP, com um voto contra e duas abstenções da oposição.

Na reunião do executivo municipal, os dois vereadores da oposição, eleitos pelo Nós Cidadãos!, optaram pela abstenção, como no ano passado, porque o “orçamento contempla uma obra que está em plano para 2026, ou seja, fora da possível legislatura deste executivo”.

“Estou a falar da construção de um centro empresarial e nós não entendemos que seja algo necessário para o território, temos outras prioridades para o concelho”, defendeu à agência Lusa Paulo Ferreira, atual opositor e ex-presidente da Câmara.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar