5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Elaboração da carta arqueológica leva à descoberta de vários artefactos em Tabuaço

Elaboração da carta arqueológica leva à descoberta de vários artefactos em Tabuaço

Foram encontradas cruzes, datas seculares e outros vestígios das épocas romana e medieval no concelho

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
26.12.24
fotografia: Câmara de Tabuaço
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
26.12.24
Fotografia: Câmara de Tabuaço
pub
 Elaboração da carta arqueológica leva à descoberta de vários artefactos em Tabuaço

A Câmara de Tabuaço está a elaborar a Carta Arqueológica do concelho e o trabalho já levou à descoberta de vários vestígios históricos espalhados pelo município, anunciou a autarquia que está a preparar o documento desde março deste ano.

Na povoação de Pereiro foi encontrada recentemente uma coluna, cuja origem é, provavelmente, da época romana. Trata-se de uma coluna de granito, cilíndrica e dotada de uma base cúbica, assumindo a forma dos miliários.

A autarquia de Tabuaço recorda que, na Roma antiga, os miliários eram marcos destinados a “marcar distâncias (em milhas) nas principais estradas romanas do império”. “Quando possuem inscrição, também dão a conhecer normalmente o nome e os títulos do imperador em cujo reinado a via foi criada ou reparada”, acrescenta.

Segundo o especialista Pedro Soutinho, a presença do marco em Pereiro “faz todo o sentido pois a pouca distância passava uma importante via romana vinda de Chaves que ligava a travessia do rio Douro em Valença do Douro com o principal nó viário da região situado junto a Guilheiro (concelho de Trancoso)”.

“Este itinerário passaria por alturas de Castanheiro do Sul e acima de Pereiro, continuando por Espinhosa, Paredes da Beira (estação viária), Penela, Penedono e Antas, rumo a Guilheiro. Deste modo, o marco poderia ter sido deslocado desta via que não passa longe e até porque está fragmentado. Por outro lado, este ponto é trifínio entre as freguesias de Castanheiro do Sul, Várzea de Trevões e Pereiro”, remata.

A autarquia também anunciou a descoberta de novos artefactos arqueológicos no concelho, durante os últimos dias, em vários locais e que atestam várias épocas desta região.

Na povoação de Pinheiros, foram identificadas diversas cruzes e datas seculares esculpidas “em diferentes épocas” em afloramentos rochosos sobranceiros ao rio Tedo, nas imediações da Quinta das Cruzes.

“Desconhece-se o seu fim, mas poderão ter servido para delimitar os territórios de antigos concelhos e/ou de paróquias”, acrescenta o município de Tabuaço.

Já na freguesia de Sendim, foram descobertos novos vestígios romanos e medievais. Segundo a autarquia, foram identificados dois silhares almofadados (aparelho típico da arquitetura romana) no sítio da Pombeira e uma sepultura escavada na rocha na Quinta de São Martinho.

“Dada a sua proximidade, estes vestígios poderão estar associados à estação de Fontelo, uma das mais importantes da época romana no concelho, e que está na origem de Sendim”, remata a Câmara de Tabuaço.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar