fernando salgueiro caramulo racing team
concurso vinhos de portugal galas
cerimónia reconhecimento educativo viseu
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Dança, instrumentos de sopro e teatro unem-se para espetáculo em Santa Comba Dão

Dança, instrumentos de sopro e teatro unem-se para espetáculo em Santa Comba Dão

Espetáculo "Sopros de Dança", com a bailarina e coreógrafa Leonor Keil, sobe ao palco da Casa da Cultura no dia 28 de fevereiro. Espaço cultural apresentou nova programação que também conta com Salvador Sobral

 Dança, instrumentos de sopro e teatro unem-se para espetáculo em Santa Comba Dão - Jornal do Centro
23.01.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Dança, instrumentos de sopro e teatro unem-se para espetáculo em Santa Comba Dão - Jornal do Centro
23.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dança, instrumentos de sopro e teatro unem-se para espetáculo em Santa Comba Dão - Jornal do Centro

A dança contemporânea, os sons de instrumentos de sopro e o teatro vão juntar-se num espetáculo que tem estreia marcada para 28 de fevereiro, em Santa Comba Dão, e que conta com a bailarina e coreógrafa Leonor Keil.

“Sopros de Dança” é uma coprodução da Casa da Cultura de Santa Comba Dão (que integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses) e do Novo Ciclo ACERT, de Tondela.

Ao apresentar esta quinta-feira (23 de janeiro) a programação da Casa da Cultura para os próximos meses, o seu diretor artístico, Sérgio Neves, explicou que este espetáculo está a ser desenvolvido pela Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Dão na parte musical e pela ACERT na parte teatral.

“Todos os anos, com a Orquestra de Sopros, tentamos criar algo novo, mas não sabemos o quê, e começámos a falar com a ACERT, que é um dos nossos parceiros”, contou.

Sérgio Neves explicou que, atendendo à tradição da região no que respeita a bandas filarmónicas (só o concelho de Santa Comba Dão tem três), “o projeto nasce da música filarmónica e mistura o conceito de dança que a Leonor está a desenvolver”.

“O nosso objetivo é criar o cruzamento dos públicos, ter a ideia de teatro, dança e música. Criar uma simbiose”, frisou.

O diretor do Conservatório de Música e Artes do Dão, Luís Matos, disse aos jornalistas que o projeto “ainda está numa fase de criação”, tendo já sido “escolhido o repertório, que está a ser trabalhado pela orquestra”.

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão arrancou em 2024 com uma programação regular, na sequência do apoio para quatro anos da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Sérgio Neves fez um balanço positivo do primeiro ano, durante o qual a Casa da Cultura teve “cerca de 80% de ocupação” e, na área da música, muitos espetáculos esgotaram.

“Em outras áreas que fomos desenvolvendo, como a dança, o teatro e o circo, não tivemos o mesmo tipo de adesão porque o público não está preparado, mas sentimos que há uma grande vontade de as pessoas conhecerem outras áreas”, afirmou.

O vereador da Cultura na Câmara, Joaquim Agostinho Marques, destacou a abertura de candidaturas para a apresentação de projetos culturais no âmbito da ‘open call’ “Comunidade +”, que tem uma dotação de quatro mil euros e se destina a jovens criadores, estudantes e artistas individuais, naturais ou residentes no concelho, e também a associações culturais e entidades artísticas sediadas em Santa Comba Dão.

“Não estamos só a trazer agentes externos, queremos também que os nossos agentes internos sejam cada vez mais capazes, cada vez mais criativos e cada vez mais ativos dentro da programação cultural da Casa da Cultura”, frisou o vereador.

Os projetos escolhidos serão para colocar em prática entre setembro e dezembro, no âmbito da agenda cultural do terceiro quadrimestre do ano.

Joaquim Agostinho Marques avançou que, se foram apresentadas candidaturas de “projetos que são não só diferenciadores, mas também acrescentam valor à programação cultural”, o município poderá usar o orçamento ligado à cultura para os concretizar.

Os interessados poderão apresentar as candidaturas até ao dia 30 de abril, nas áreas da música, teatro, dança, fotografia e vídeo.

Com a iniciativa “Comunidade +”, a Casa da Cultura quer também capacitar os jovens e as associações do concelho a apresentarem candidaturas a outras entidades, como a DGArtes, para que consigam obter outras fontes de financiamento, explicou Sérgio Neves.

Durante o primeiro quadrimestre deste ano mantém-se a aposta na música, com propostas como um concerto de Salvador Sobral (22 de março), que apresentará o seu álbum “Timbre”, e outro da Orquestra de Saxofones do Dão (27 de abril), realizado na sequência de uma residência artística dedicada a jovens saxofonistas da região Centro.

pub
 Dança, instrumentos de sopro e teatro unem-se para espetáculo em Santa Comba Dão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Dança, instrumentos de sopro e teatro unem-se para espetáculo em Santa Comba Dão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar