prove queijos e vinhos
Mostra Gastronómica do Peixe do Rio e dos Rojões da Nossa Terra campia vouzela
Campanha-Verao-2025_viseudãolafões_web
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Data de festivais abre polémica entre Barrelas e Mateus Fest

Data de festivais abre polémica entre Barrelas e Mateus Fest

Há dois festivais com nomes internacionais que acontecem a 29 de agosto e a separá-los 30 quilómetros entre Viseu e Vila Nova de Paiva

 Data de festivais abre polémica entre Barrelas e Mateus Fest - Jornal do Centro
29.01.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Data de festivais abre polémica entre Barrelas e Mateus Fest - Jornal do Centro
29.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Data de festivais abre polémica entre Barrelas e Mateus Fest - Jornal do Centro

O presidente da Viseu Marca diz que não está a disputar espaço com a autarquia de Vila Nova de Paiva e que ter marcado a segunda edição do Mateus Fest para 29 de agosto deve-se apenas à disponibilidade da agenda dos artistas.

O Mateus Fest é um festival que integra a programação da Feira de S. Mateus e a data foi anunciada na terça-feira pela Viseu Marca, coincidindo com o primeiro dia do Barrelas Fest que se realiza em Vila Nova de Paiva nos dias 29 e 30 de agosto. Dois eventos separados por cerca de 30 quilómetros e que apostam em nomes internacionais e nacionais.

“A marcação é feita de acordo com a disponibilidade dos artistas e mais nada. Depende das digressões”, sustentou Pedro Alves, da Viseu Marca. No ano passado o Mateus Fest realizou-se no primeiro sábado de agosto.

Já o presidente de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, mostrou-se insatisfeito com esta sobreposição e diz que não acredita em coincidências. Para o autarca, que já tinha anunciado a data há cerca de duas semanas, esta decisão é uma forma de monopolizar a oferta cultural da região e de ignorar as necessidades dos concelhos vizinhos.

“A Viseu Marca quer ser um eucalipto na cultura do distrito. Apesar de não dar grande cultura ao distrito, quer secar tudo à sua volta”, lamentou Paulo Marques. 

O autarca lembrou que avançou com a criação do Barrelas Fest para ser “uma pedrada no charco da cultura da região” e que se trata de um evento que tem uma identidade própria e um conceito estruturado, “ao contrário do evento promovido pela Viseu Marca”. “Se este ano o Mateus Fest calha neste dia, para o ano será outra data qualquer. Isso não é de quem tem estratégia, de quem pensa no futuro. Nós temos um conceito e aplicamos esse conceito no nosso festival, que no ano passado correu muito bem. Não foi só mais um dia de uma feira, foi um festival a sério, internacional”, sustentou Paulo Marques.

O Barrelas Fest vai contar este ano com dois dias de programação e pretende afirmar-se como um evento de referência na região. No ano passado o grupo James foi o cabeça de cartaz.

O Mateus Fest, marcado para 29 de agosto, integra a programação da Feira de S. Mateus que este ano decorre de 7 de agosto a 21 de setembro. Na primeira edição do festival, foi a banda The Script que encabeçou o cartaz.

pub
 Data de festivais abre polémica entre Barrelas e Mateus Fest - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Data de festivais abre polémica entre Barrelas e Mateus Fest - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar