WhatsApp Image 2025-09-12 at 175052
jose laires
IMG_1674
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Carreira aérea regressa a Viseu esta sexta-feira

Carreira aérea regressa a Viseu esta sexta-feira

Serviço volta a retomar semanas depois de ter sido suspenso

 Carreira aérea regressa a Viseu esta sexta-feira - Jornal do Centro
20.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Carreira aérea regressa a Viseu esta sexta-feira - Jornal do Centro
20.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Carreira aérea regressa a Viseu esta sexta-feira - Jornal do Centro

A carreira aérea regional que passa por Viseu retoma esta sexta-feira (21 de março), anunciou a empresa concessionária Sevenair. A companhia aérea revelou nas redes sociais que iria voltar à “regular atividade de ligação aérea diária” entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão.

No site da Sevenair e para já, apenas se pode comprar bilhetes para alguns dias do mês de março. Mas, a partir de abril, as ligações passam a ser diárias com a exceção do domingo.

Esta é a segunda retoma no espaço de um mês. Depois de ter voltado a funcionar em meados de fevereiro, o serviço foi suspenso a 3 de março por causa de uma alegada dívida à empresa gestora do aeródromo de Cascais, no valor de 107 mil euros acrescidos de IVA.

A Sevenair reconheceu que iria pagar a dívida, mas só quando o Estado a reembolsar o que lhe deve, “para voltar à operação”. Agora, o serviço vai retomar a partir de amanhã.

A ligação aérea foi retomada em meados de fevereiro, depois de cerca de meio ano sem voos. O serviço foi interrompido no final de setembro do ano passado pela Sevenair, depois de terminado o último ajuste direto enquanto se esperava pelo desfecho do concurso público internacional para atribuir a concessão por mais quatro anos.Para já, no mês de março, apenas se pode comprar bilhetes para alguns dias, mas, a partir de abril, as ligações passam a ser diárias com a exceção do domingo.

A empresa anunciou na altura que o transporte iria parar até que fosse paga a verba que deveria receber do Estado, por estar numa situação de “estrangulamento de tesouraria”. Antes disso, em fevereiro – há precisamente um ano –, o número de voos diários já tinha sido reduzido.

O Governo já pagou, entretanto, cerca de metade da dívida que tinha para com a Sevenair, que rondava os 3,8 milhões de euros. A empresa teve de reservar mais de 600 mil euros para a garantia bancária exigida para poder assinar o novo contrato de concessão, que ainda está parado.

Desde o início da concessão até à paragem do serviço, foram feitos dois ajustes diretos, primeiro com a governação socialista e depois com o atual Governo, liderado por Luís Montenegro.

O resultado do concurso público foi conhecido no final de 2024, com a Sevenair, que gere a ligação aérea desde 2009, a ser escolhida para continuar a operar nos próximos quatro anos. Mais tarde, foi assinado o novo contrato que prevê um aumento da verba paga pela tutela para os 13,5 milhões de euros.

pub
 Carreira aérea regressa a Viseu esta sexta-feira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Carreira aérea regressa a Viseu esta sexta-feira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar