ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Concerto de Milhanas esta sexta-feira no Mercado 2 de Maio, em Viseu

Concerto de Milhanas esta sexta-feira no Mercado 2 de Maio, em Viseu

O segundo dia do Festival Dizer Poesia termina com concerto de apresentação do álbum de estreia da cantora e compositora portuguesa

 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
21.03.25
Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
21.03.25
pub
 Concerto de Milhanas esta sexta-feira no Mercado 2 de Maio, em Viseu

O Festival Dizer Poesia já decorre na cidade de Viseu e o segundo dia, 21 de março, vai terminar ao som de Milhanas, com um concerto no Mercado 2 de Maio, pelas 21h00.

A cantora e compositora portuguesa apresenta à cidade de Viseu o seu álbum de estreia, “De Sombra a Sombra”, um projeto que “explora, cronologicamente, as sombras e os lamentos da autora, misturando interpretações modernas do fado com música pop e urbana”. 

A entrada para o concerto de Milhanas é gratuita, mas limitada à lotação do espaço  e sujeita a levantamento prévio de ingresso na Loja de Turismo, situada no Mercado 2 de Maio. 

O concerto insere-se na programação do Festival Dizer Poesia, que é da organização do Município de Viseu, em parceria com o Cine Clube de Viseu e a Casa de Camilo, e celebra o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-1890) com diversas iniciativas culturais, incluindo exposições, espetáculos, caminhadas, conversas e performances.

A obra de Camilo Castelo Branco está principalmente ligada ao romance, e a vereadora da Cultura, Leonor Barata, explica que o festival procurou associar-se à efeméride através da relação do escritor com o território. “Sabemos que o seu fôlego criativo e narrativo tem muito mais a ver com o romance, mas pensámos que nos podíamos associar a este bicentenário promovendo o que para nós é fundamental: a relação dos escritores com o seu território”, referiu.

A programação do festival inclui uma variedade de eventos ao longo dos quatro dias. Na sexta-feira, Dia Mundial da Poesia, a programação inclui cinema – “Curtinhas com Poesia: Imagens à solta em 5 curtas-metragens”, em parceria com o Cine Clube de Viseu – oficinas de ilustração no Museu Almeida Moreira e duas exposições na Biblioteca Municipal: “Entrelinhas”, de António Antunes, e “Obras de Camilo Castelo Branco”.

O dia termina com um concerto de Milhanas no Mercado 2 de Maio, com entrada gratuita mediante levantamento de ingresso.

O dia de sábado conta com atividades para públicos de diversas idades, incluindo um concerto pedagógico na Biblioteca Municipal, e uma conversa sobre a atualidade da obra camiliana com o professor da Escola Superior de Educação de Viseu, Fernando Alexandre Lopes e Sérgio Guimarães Sousa.

Segue-se a apresentação da nova edição de “Amor de Perdição”, pela editora Opera Omnia, e o concerto do projeto Jazz & Poetry Ensemble no Mercado 2 de Maio.

No domingo, o festival encerra com a peça “Camilo na Rua”, do Bairro dos Livros, na Fonte de São Francisco, uma performance que mistura expressões históricas e de época com música e estéticas contemporâneas, incluindo o rap.

Às 17h00 é anunciado o vencedor da Open Call da 4.ª edição do Dizer Poesia, e o evento termina com o concerto “Conta-me Histórias”, de Tim, no Mercado 2 de Maio.

Ao longo destes quatro dias, há ainda um mural poético no Museu Almeida Moreira, onde os visitantes poderão deixar versos ou reflexões sobre o Dia Mundial da Poesia ou sobre Camilo Castelo Branco.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar