No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso e serve vários concelhos do distrito de Viseu, foi a autoestrada do país que mais registou descontos desde que as novas reduções das portagens entraram em vigor em janeiro último.
Os dados são da Infraestruturas de Portugal, a empresa pública que gere a rede rodoviária nacional. Segundo esta entidade, foram aplicados 1,09 milhões de euros em descontos na A25 durante o primeiro trimestre deste ano. A medida teve um impacto de 12,3 por cento sobre os 8,84 milhões de euros de receita potencial na autoestrada gerida pela concessionária Ascendi.
Em parte da A25, e também na A17 e na A29, o impacto da redução de preços foi de 5,5% perante uma receita potencial de 7,52 milhões de euros.
A 11 de janeiro entraram em vigor os novos descontos nas autoestradas ex-SCUT. Os condutores dos veículos das classes 1 e 2 passariam também a pagar menos portagem a partir do oitavo uso de utilização em 11 autoestradas com reduções de 25 por cento. Já os autocarros e os transportes de mercadorias passaram a pagar menos 35 por cento de tarifa durante o dia e 55 por cento à noite, fins de semana e feriados.
Os descontos aprovados pelo Governo beneficiaram pelo menos 86 mil pessoas nos primeiros três meses de 2021.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, a redução das tarifas nas antigas autoestradas sem custos para os utilizadores atingiu os 2,62 milhões de euros entre janeiro e março.
Para 1 de julho, há mais descontos à vista nas ex-SCUT. Desta vez, vai haver redução de pelo menos 50 por cento sobre o valor da taxa de portagem, podendo mesmo atingir os 75 por cento se o veículo for elétrico.