frio
PJ policia judiciaria
Plátano da Quinta da Cruz em Viseu 3
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
castanhas e vinho
Home » Notícias » Diário » Aberto concurso internacional para diretores de museus, entre eles o Museu Nacional Grão Vasco

Aberto concurso internacional para diretores de museus, entre eles o Museu Nacional Grão Vasco

Museus e Monumentos de Portugal abriu concurso internacional de recrutamento de diretores para o Museu Nacional Grão Vasco e mais cinco espaços museológicos do país. Direção do MNGV é ocupada por Odete Paiva desde 2018

 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
15.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
15.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Aberto concurso internacional para diretores de museus, entre eles o Museu Nacional Grão Vasco

A Museus e Monumentos de Portugal abriu esta terça-feira (15 de outubro) um concurso internacional de recrutamento de diretores para o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, e mais cinco espaços museológicos do país.

A direção do Museu Grão Vasco é atualmente ocupada por Odete Paiva desde 2018. A responsável renovou depois o mandato em 2021.

Além do museu de Viseu, a Museus e Monumentos de Portugal – que sucedeu à Direção-Geral do Património Cultural na gestão de museus, monumentos e palácios nacionais – abriu concurso para a seleção dos novos diretores do Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa), do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (Peniche), do Museu Nacional de Conímbriga (Coimbra), Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) e Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora).

Segundo a empresa gestora dos museus portugueses, os mandatos vão ser exercidos em regime de comissão de serviço com a duração de três anos, entre 2024 e 2027. A comissão pode ser depois renovável por outros três anos. O prazo para a entrega de candidaturas termina a 13 de novembro.

Depois de receber as candidaturas, o júri avalia as propostas e vai admitir no máximo cinco candidatos para a fase de entrevistas.

A Museus e Monumentos de Portugal refere que podem candidatar-se pessoas com licenciatura e nacionalidade portuguesa ou estrangeira que “possuam conhecimentos e competências sólidas na área da museologia ou na área patrimonial, e com aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e gestão”.

“Valoriza-se igualmente, entre outros requisitos, a fluência em língua portuguesa e inglesa e a experiência de conceção e execução de programas orientados para a internacionalização”, acrescenta a entidade.

As comissões de serviços dos atuais diretores dos equipamentos sob alçada da Museus e Monumentos de Portugal cessaram com a criação desta entidade, em setembro de 2023, e os concursos para os cargos deveriam ter aberto até junho deste ano.

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Outras notícias

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Notícias relacionadas

Procurar