obras-768x426
academico scp b
friojpg
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Aberto concurso internacional para diretores de museus, entre eles o Museu Nacional Grão Vasco

Aberto concurso internacional para diretores de museus, entre eles o Museu Nacional Grão Vasco

Museus e Monumentos de Portugal abriu concurso internacional de recrutamento de diretores para o Museu Nacional Grão Vasco e mais cinco espaços museológicos do país. Direção do MNGV é ocupada por Odete Paiva desde 2018

 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca
15.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca
15.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Aberto concurso internacional para diretores de museus, entre eles o Museu Nacional Grão Vasco

A Museus e Monumentos de Portugal abriu esta terça-feira (15 de outubro) um concurso internacional de recrutamento de diretores para o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, e mais cinco espaços museológicos do país.

A direção do Museu Grão Vasco é atualmente ocupada por Odete Paiva desde 2018. A responsável renovou depois o mandato em 2021.

Além do museu de Viseu, a Museus e Monumentos de Portugal – que sucedeu à Direção-Geral do Património Cultural na gestão de museus, monumentos e palácios nacionais – abriu concurso para a seleção dos novos diretores do Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa), do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (Peniche), do Museu Nacional de Conímbriga (Coimbra), Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) e Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora).

Segundo a empresa gestora dos museus portugueses, os mandatos vão ser exercidos em regime de comissão de serviço com a duração de três anos, entre 2024 e 2027. A comissão pode ser depois renovável por outros três anos. O prazo para a entrega de candidaturas termina a 13 de novembro.

Depois de receber as candidaturas, o júri avalia as propostas e vai admitir no máximo cinco candidatos para a fase de entrevistas.

A Museus e Monumentos de Portugal refere que podem candidatar-se pessoas com licenciatura e nacionalidade portuguesa ou estrangeira que “possuam conhecimentos e competências sólidas na área da museologia ou na área patrimonial, e com aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e gestão”.

“Valoriza-se igualmente, entre outros requisitos, a fluência em língua portuguesa e inglesa e a experiência de conceção e execução de programas orientados para a internacionalização”, acrescenta a entidade.

As comissões de serviços dos atuais diretores dos equipamentos sob alçada da Museus e Monumentos de Portugal cessaram com a criação desta entidade, em setembro de 2023, e os concursos para os cargos deveriam ter aberto até junho deste ano.

pub
 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca

Outras notícias

pub
 Nuno Campos vai estrear-se no Tondela na “final” com o Arouca

Notícias relacionadas

Procurar