No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O mais recente romance de Acácio Pinto, “O Emigrante – a saga de uma família abalada por segredos antigos“, será apresentado no próximo dia 9 de novembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Sátão. A obra será apresentada pelo escritor Carlos Paixão.
Partindo de um encontro casual entre Renato e Augusto no Sud Express, repleto de viajantes no regresso das férias de verão, o autor conduz o leitor ao universo da emigração a salto para França nos anos 60. É nesse cenário de partida clandestina e trabalho árduo que os protagonistas, um do distrito de Viseu e outro da Figueira da Foz, se veem confrontados com segredos do passado capazes de transformar profundamente as suas vidas, mais ainda do que a solidão ou as exigências laborais em localidades como Champigny ou Le Creusot.
“O Emigrante” aborda temas como sacrifício, identidade e a força de revelações inesperadas, sem esquecer a esperança depositada nas gerações futuras, capazes de sarar feridas que atravessam famílias e épocas. Embora situado num contexto histórico preciso, o romance dialoga facilmente com os dias de hoje, evocando as múltiplas migrações contemporâneas em que apenas mudam os rostos e as geografias.
A nova obra de Acácio Pinto chega ao público numa edição Letras e Conteúdos.