A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
O auditório do Balneário Rainha D. Amélia, em São Pedro do Sul, recebe este domingo (23 de junho) a partir das 11h30 a iniciativa de sensibilização “Juntos pelo Fairplay”, organizada pela Academia de Andebol.
A ação vai abordar os temas do fairplay e da ética desportiva com o tema “Guiar pais e atletas nos comportamentos de bancada e conversas em casa”. Lutar contra o racismo, a xenofobia, a violência e a intolerância são os momentos chave deste evento,
A oradora convidada é Paula Biscaia, ex-atleta de andebol, psicóloga, professora no Instituto Politécnico de Viseu e formadora da Federação de Andebol de Portugal nos cursos de treinadores.
A ação está aberta à comunidade. Recentemente, foram divulgados alguns casos de racismo e violência nas competições desportivas e que foram avaliados pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto.
Por exemplo, em maio, um homem de 54 anos, residente em Lamego, foi proibido de entrar durante um ano em recintos desportivos por causa de Insultou criança em jogo de futebol e está agora impedido de entrar em estádios durante um ano. O homem teve ainda de pagar 1000 euros de multa.
Já em fevereiro, outro homem de 35 anos também foi proibido de entrar em recintos desportivos depois de ter sido identificado pela GNR Viseu/Futebol: Adepto proibido de entrar em estádios depois de insultos racistas a jogador do Carvalhais (equipa de São Pedro do Sul) na fase de subida à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.
E, no ano passado, um militar da GNR fora de serviço foi identificado pelos colegas por Viseu: GNR alvo de processo disciplinar por ameaças verbais em jogo de futebol. Em setembro último, houve violência entre adeptos do CD Tondela e do Sporting de Pombal num jogo da Taça de Portugal que Violência no Pombal x CDTondela: APCVD envia imagens para o Ministério Público.