“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
Aguiar da Beira acolhe este sábado, 23 de novembro, duas provas de orientação. Aquela que é conhecida como a capital da orientação é palco de duas competições relevantes: o Oriented Aguiar Rogaine Challenge e o Campeonato Ibérico de Rogaine. Em ambas as provas, a competição desenrola-se com equipas de dois, três, quatro ou cinco elementos. “O evento pode durar até seis horas, com duas vertentes: pedestre ou BTT. Cada equipa faz a sua estratégia para, numa zona que lhe é representada num mapa, conseguir visualizar o maior número de pontos identificados no terreno e marcá-los”, explica Virgílio Cunha, presidente da Câmara de Aguiar da Beira.
Presidente da Câmara confia que evento terá impacto económico também a nível nacional
O autarca diz que eventos como os que vão acontecer este sábado em Aguiar da Beira não se ficam apenas pela vertente desportiva, mas abraçam outros domínios e ultrapassam as fronteiras do concelho. “Nós acreditamos que este evento não se resume a um evento, mas a uma visão estratégica para o futuro do município e da região. Sobretudo quando falamos nas grandes provas, nós em Aguiar da Beira não temos a capacidade de alojar todas estas pessoas. Então ficam em hotéis desde Viseu a Lamego, da Guarda a Cinfães. Digamos que toda a região vai ganhar. É um evento desportivo que terá um enorme impacto económico a nível local, regional, mas também nacional”, enaltece Virgílio Cunha.
Aguiar da Beira vai em 2028 voltar a receber uma prova de âmbito mundial em orientação: a Taça do Mundo de Orientação. E tudo se deveu, defende Virgílio Cunha, ao “empenhamento” e ao que ficou da organização do Campeonato Mundial de Juniores, em 2022. “Foi considerado um sucesso com mil atletas a representar 37 países. Isso permitiu que nos candidatássemos, através da Federação Internacional de Orientação, à organização do Campeonato da Europa de Orientação em 2028 e, ao mesmo tempo, à Taça do Mundo de Orientação, também em 2028”, realça o presidente da Câmara.
Este sábado são aguardados 215 atletas
Por isso, e a quatro anos desses eventos maiores, as provas deste sábado podem representar “já um treino”. “Os atletas vão conhecendo novos percursos. É uma forma de se inteirarem bem do nosso território e de se preparem para o grande dia, em 2028”, acrescenta o edil.
Este sábado, 23 de novembro, vão chegar a Aguiar da Beira 215 atletas, sendo que cem são estrangeiros. “A maior parte chegará de Espanha, mas temos participantes da Finlândia, Suécia ou Rússia. É sempre motivo de orgulho para nós sermos visitados por pessoas de outros países”, reforça Virgílio Cunha, acrescentando que é entre Gradiz e Pinheiro que tanto o Oriented Aguiar Rogain Challenge como o Campeonato Ibérico de Rogaine vão decorrer.
Para o futuro, com o foco em manter vestida a camisola de ‘capital da orientação’, o presidente da Câmara de Aguiar da Beira que reforçar o “número de treinos de orientação e preparação física por semana”. Além disso, Virgílio Cunha ambiciona dar mais visibilidade ao Oriented Aguiar, um clube ligado à orientação em BTT. O autarca promete ainda “aumentar o número de atividades de orientação dedicadas à comunidade”.