Moimenta com Sabor_2024
interiorizate
APCV
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Aguiar da Beira recua até à Idade Média este fim de semana

Aguiar da Beira recua até à Idade Média este fim de semana

Começou esta sexta-feira o mercado medieval Crónicas d’Aguiar. Iniciativa decorre até sábado no centro histórico da vila

 Aguiar da Beira recua até à Idade Média este fim de semana
06.06.25
fotografia: Facebook Câmara de Aguiar da Beira
partilhar
 Aguiar da Beira recua até à Idade Média este fim de semana
06.06.25
Fotografia: Facebook Câmara de Aguiar da Beira
pub
 Aguiar da Beira recua até à Idade Média este fim de semana

Começou esta sexta-feira (6 de junho) o mercado medieval Crónicas d’Aguiar em Aguiar da Beira. A iniciativa decorre até sábado (dia 7) no centro histórico da vila.

O evento, que conta com três palcos nos largos do Pelourinho, da Torre e da Igreja da Misericórdia, quer levar populares e visitantes a recuarem no tempo até à Idade Média num “verdadeiro espetáculo de cor, tradição e autenticidade, recriando fielmente o espírito e os costumes medievais”, enfatiza a autarquia, que promove a iniciativa.

As atrações do evento incluem o mercado com bancas de artesanato, produtos locais e iguarias tradicionais, oficinas temáticas, experiências interativas para famílias, animação de rua, música ao vivo, teatro e dança.

O certame arrancou esta manhã com os ofícios para os mais pequenos. À tarde, há cortejo de boas-vindas e a leitura da Carta de Feira no Pelourinho. Já esta noite, há ópera com o espetáculo “Confusão no Banquete” às 21h00, o concerto “Alvorada” com a participação do Grupo de Bombos de Carapito às 21h50 e, ainda, as Bailias e Folias às 22h20.

No sábado, as danças regressam às 14h00, 15h40, 17h30 e 22h45. Pelas 14h30 é recriado o cortejo de chegada do alcaide-mor nomeado pela rainha D. Teresa e lida a Carta de Foral. A Arruada Musical começa meia-hora depois.

Também no sábado há teatro (“As Velhas Trapaceiras” às 16h10 e “D. Diego de Magalhães e as suas donzelas” às 18h00) e a ópera “Nos Montes de Viriato” (21h30). Os Patos Bravos tocam a partir das 22h15.

O programa inclui cortejos ao início da tarde e as leituras da Carta de Feira às 15h00 do dia 6 e da Carta de Foral às 14h30 do dia 7, além das óperas “Confusão no Banquete” (21h00 do dia 6) e “Nos Montes de Viriato” (21h30 do dia 7). As Bailias e Folias marcam o encerramento do evento (22h20 do dia 6 e 22h45 do dia 7).

O certame promete “personagens encantadas, cortejos, e muitas surpresas que transformarão Aguiar da Beira num verdadeiro cenário medieval”, sublinha a Câmara que fala de “uma oportunidade única para viver de perto a história, valorizar o património local e promover o convívio comunitário num ambiente festivo e envolvente”.

O programa completo está disponível no site da autarquia.

pub
 Aguiar da Beira recua até à Idade Média este fim de semana

Outras notícias

pub
 Aguiar da Beira recua até à Idade Média este fim de semana

Notícias relacionadas

Procurar