joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos acontece este domingo

Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos acontece este domingo

Cerimónia acontece duas semanas depois da Páscoa e dita a tradição que se programe neste evento as diretrizes das Cavalhadas desse ano. Ajuste acontece na Ponte Mourisca, local que se encontra depois de Tondelinha, antes de Travassós de Orgens

Diogo Paredes | diogo.paredes@jornaldocentro.pt
 Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos acontece este domingo
02.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos acontece este domingo
02.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos acontece este domingo

Este domino, realiza-se em Vildemoinhos o Ajuste das Cavalhadas, uma iniciativa que faz parte da história deste cortejo. Uma tradição com mais 370 anos que se realiza na Ponte Mourisca, e que remonta a uma altura em que os ’populares’ tinham de decidir entre si a programação das próximas Cavalhadas.

Durante o Ajuste, os ‘Mordomos’ das Cavalhadas (pessoas encarregues de organizar o cortejo), reúnem-se na Ponte Mourisca para definir os pormenores do cortejo. Normalmente, era nesta ocasião que se definiam as bandas, os ranchos e os carros alegóricos que integravam as Cavalhadas de Vildemoinhos.

O Ajuste das Cavalhadas acontece duas semanas após a Páscoa, num dia de celebração que leva vários vendedores ambulantes e uma grande multidão até à Ponte Mourisca, na rua com o mesmo nome, após Tondelinha. No Ajuste, é comum marcarem presença elementos como os Zés Pereiras de Vildemoinhos, ranchos folclóricos ou cavaleiros montados nos seus cavalos.

No ano passado, o desfile contou com três categorias avaliadas por um júri: tradicional, artístico e humorístico. A acompanhar os carros alegóricos, a Charanga da GNR, os Cavaleiros de Vildemoinhos, as Tricanas, os grupos de bombos e as majoretes. Não faltaram, claro, os manjericos e a homenagem a Carlos Lopes, o atleta trambelo (como são designadas as pessoas de Vildemoinhos) e medalha olímpica.

pub
 Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos acontece este domingo

Outras notícias

pub
 Ajuste das Cavalhadas de Vildemoinhos acontece este domingo

Notícias relacionadas

Procurar