A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
O projeto social Aldeias Humanitar fez novas parcerias no Douro Sul, entre elas a criação de uma nova delegação em Lamego.
Com suporte estrutural nos municípios de Sernancelhe, Penedono, Tabuaço e agora Lamego, o Aldeias Humanitar continua a trabalhar para chegar a outros municípios e instituições.
Segundo os responsáveis, estas novas parcerias tornam o Douro Sul “mais rico, por estar mais humanizado, mais próximo e atuante”.
Num evento, o Aldeias Humanitar firmou a parceria com a “Obra Kolping Portugal, contemplando o desenvolvimento de ações de apoio às pessoas e também a instalação de uma base de trabalho em Lamego; com o CLDS de Lamego, um novo parceiro para que em conjunto se procure maior eficácia na sinalização de situações problemáticas de famílias; com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, que estabelece uma proximidade com a comunidade académica, abrindo portas para um movimento de voluntariado jovem Humanitar e a partilha de conhecimento e desenvolvimento da ação social na região; e com a GNR para chegar a muitos mais idosos em situação de isolamento e vulnerabilidade, num modelo inovador de intervenção conjunta, de segurança e cuidados de saúde e amparo social – Security & Healthsocialcare.
Firmaram-se ainda os laços com os “enfermeiros humanitar”, integrados na Proteção Civil Municipal, que têm trabalhado no combate à pandemia, com processos de testagem, e na Unidade do Serviço Nacional de Saúde no processo de vacinação.
Para breve, está pensado um projeto piloto do Cuidador Comunitário / Comunidades Amparadas, “que será uma nova resposta de amparo em permanência nas comunidades”.
Na sessão de formalização das parcerias estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, o comandante do Comando Territorial de Viseu da GNR, Coronel Vitor Assunção, o Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, e
ainda outras entidades.
O Aldeias Humanitar é um projeto “humanitário de saúde e amparo social”, que “pretende revolucionar os modelos de apoio às pessoas no interior de Portugal, mobilizando as instituições da comunidade, juntas de freguesia e municípios, que já fazem um excelente trabalho, mas urge concretizar uma rede de cuidados em casa de saúde e amparo social”, destacam os responsáveis.