No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua venceram a segunda edição das Olimpíadas da União Europeia organizadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, do qual o concelho faz parte.
Os alunos que participaram no concurso, que teve como principal tema o Ano Europeu da Juventude, apresentaram a proposta de uma app que divulgasse projetos, atividades, iniciativas e notícias fidedignas da União Europeia e promovesse o envolvimento ativo dos jovens no processo comunitário.
A aplicação “Young Active Europe” estaria aliada a outras propostas como uma assembleia jovem, trocas de ideias, workshops e clubes voltados à Europa.
“Naquela que é uma iniciativa que pretende cativar os jovens para uma participação ativa e conhecedora da União Europeia, alunos de várias escolas, profissionais e secundárias dedicaram-se aos temas anunciados, pensando, debatendo e propondo medidas inovadoras que potenciem a participação dos mais jovens nas questões europeias”, referiu a CIM Região de Coimbra numa nota.
Também entre as propostas apresentadas na iniciativa, estão o reforço dos mecanismos de apoio à saúde mental para os mais jovens na Europa, o debate sobre a antecipação da idade mínima de voto para as eleições europeias e mais ofertas de emprego para os jovens na Europa.
“Ao longo das Olimpíadas, a participação dos jovens enriqueceu o seu percurso estudantil e envolveu os alunos em questões prementes do futuro da Europa, sobretudo, reforçou o sentimento de cidadãos Europeus, livres de escolher o seu papel no futuro da União Europeia”, realçou a CIM.