No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A companhia de teatro Amarelo Silvestre, sedeada em Canas de Senhorim, volta a promover uma formação teatral, destinada desta vez a três grupos distintos, com ou sem experiência teatral: crianças (7 aos 10 anos), jovens (11 aos 17 anos) e adultos (maiores de 18 anos).
Este ano, as sessões de formação decorrem até abril, altura em que os participantes apresentam os espectáculos finais. As sessões são orientadas pela actriz e criadora Joana Martins, natural de Viseu. Crianças, jovens e adultos serão desafiados a trabalhar interpretação, expressão corporal, dramaturgia e exploração para a criação, de acordo com a faixa etária em que se inserem e as características individuais e colectivas de cada grupo.
No caso dos adultos, existe a particularidade dos grupos serem, habitualmente compostos por pessoas bastante heterogéneas. Amantes do teatro, professores em busca de novas ferramentas para aplicar em sala de aula, profissionais de áreas totalmente alheias ao teatro e simples curiosos que buscam – e conseguem – desfrutar para si próprios de 1h30, totalmente díspar das suas rotinas.
O teatro faz bem ao “não me apetece” e ao “tenho vergonha”, são os motes desta formação que arranca esta quinta-feira com a primeira sessão aberta a todos que queiram experimentar!
Estas sessões de formação resultaram espectáculos como “Call Center”, apresentado este ano, resultante da formação teatral para adultos 2024/2025, a partir de um texto de Ricardo Correia ou “Fantasminhas”, adaptação do clássico teatro brasileiro para a infância “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado.