No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
André Cunha é o mandatário concelhio de Viseu da candidatura de Gouveia e Melo à Presidência da República. O advogado e ainda deputado municipal do PS sublinha que aceitou o convite por acreditar que esta é “a candidatura que faz mais sentido neste momento” para o país.
Para André Cunha, a eleição presidencial deve estar acima das lógicas partidárias. “Uma candidatura presidencial não pode ser refém, nem direta nem indiretamente, de nenhum partido político. Obviamente que os partidos são estruturantes na democracia e essenciais, mas a política não se faz só através deles. O Presidente deve ser eleito de forma universal e direta e a sua candidatura deve brotar espontaneamente da sociedade, assente na meritocracia”, explicou.
O mandatário destaca em Gouveia e Melo o percurso “independente” e o trabalho já realizado.
“O almirante tem uma obra concreta, não tem um percurso partidário que o prenda a tendências parciais. É alguém que representa a necessidade de novos protagonistas, capazes de defender aquilo que é estruturante: a Constituição, a liberdade de imprensa, a liberdade de opinião, a igualdade, a solidariedade, a transparência e o rigor”, acrescentou
André Cunha considera que Portugal precisa de renovar protagonistas para reforçar a democracia.
“Os partidos transformaram-se, muitas vezes, em sociedades unipessoais. As coisas mudaram e não podemos querer aplicar sempre as mesmas receitas a problemas diferentes. Precisamos de alguém que esteja fora do esquema partidário para reforçar a democracia, inclusive a dos próprios partidos”, sustentou.
Ao assumir esta função, o advogado esclarece que não integra nenhuma lista autárquica, por entender que a sua participação na candidatura presidencial deve ser feita com total independência.
O ex-ministro da Saúde socialista António Correia de Campos é o mandatário distrital, como já tinha sido noticiado. O histórico socialista, formado em Direito, desempenhou diversos cargos políticos, tendo integrado o V Governo Provisório como Secretário de Estado do Abastecimento, foi deputado à Assembleia da República, secretário de Estado da Saúde, eurodeputado e ministro da Saúde em dois governos socialistas liderados por António Guterres e José Sócrates. Foi também presidente do Conselho Económico e Social (CES).
O mandatário nacional da candidatura de Henrique Gouveia e Melo à Presidência da República é o antigo líder do PSD Rui Rio.
Gouveia e Melo confirmou a sua candidatura às presidenciais em declarações à Rádio Renascença, no passado dia 14 de maio, em plena campanha eleitoral para as legislativas antecipadas, e fez a apresentação oficial a 29, na Gare Marítima de Alcântara.
As eleições presidenciais estão marcadas para janeiro de 2026.