No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A GNR de Viseu registou 31 acidentes nas estradas da região durante o período festivo do Ano Novo. Os sinistros provocaram 10 feridos ligeiros, de acordo com os números da Guarda.
Os dados são relativos ao período entre 30 de dezembro e 2 de janeiro, altura em que ocorreu a terceira fase da Operação Natal e Ano Novo da GNR.
Segundo a força policial, o dia 30 foi o dia em que houve mais registos de acidentes com 11 ocorrências, seguido do 1 de janeiro com oito acidentes e dos dias 2 e 31 com seis cada.
No primeiro dia de 2022, a GNR registou ainda quatro feridos leves, tendo sido este o registo mais elevado deste género ao longo da terceira fase da operação. A 30 e 31 de dezembro, os militares reportaram três feridos cada.
Durante este período, não houve nem mortos nem feridos graves nas estradas do distrito de Viseu. Os números são inferiores face ao período de Natal, altura em que a GNR reportou 49 acidentes, 17 feridos ligeiros e dois feridos graves na região.
Já em comparação com os números dos outros principais distritos da região Centro, os dados de Viseu são superiores aos de Leiria (28 acidentes), Coimbra (19 acidentes) e Guarda (17 acidentes e 1 morto). Só Aveiro tem números mais elevados, tendo tido 47 acidentes.
Cerca de 90 acidentes registados durante toda a operação
Ao todo, durante toda a operação, a GNR registou 87 acidentes de viação, 2 feridos graves e 27 feridos leves no distrito.
O tenente-coronel Adriano Resende, relações públicas da força policial, destacou o facto de não se ter registado qualquer morte, “o que é muito bom”.
Também segundo o militar, o excesso de álcool foi a principal infração cometida pelos condutores durante a época festiva nas estradas.
“Efetuámos várias detenções por condução sob o efeito do álcool, o que não podia acontecer, e alertamos aos condutores para que se conduzirem não bebam porque caso contrário diminui drasticamente a capacidade de reação na condução e muitos dos acidentes decorrem desta circunstância”, frisou Adriano Resende.
A nível nacional, a GNR fez entre 13 de dezembro e 2 de janeiro um total de 1.213 detenções, incluindo 669 por condução sob o efeito do álcool, 332 por condução sem habilitação legal, 77 por tráfico de droga, 42 por posse ilegal de armas e arma proibida, e 31 por furto e roubo.
Houve ainda o registo de 4.365 acidentes que culminaram em 21 vítimas mortais, 80 feridos graves e 1.182 feridos leves.
A GNR esteve também de olho em 118.547 condutores e 386.703 veículos controlados, tendo realizado 30.240 contraordenações rodoviárias.
Segundo recorda a Guarda, a Operação Natal e Ano Novo teve como objetivo combater a criminalidade geral, intensificar o patrulhamento rodoviário e garantir o cumprimento das medidas necessárias à contenção da Covid-19, por forma a assegurar as festividades e as deslocações em segurança, no período em apreço.