Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A antiga Escola Primária de Alhais, em Vila Nova de Paiva, passa a acolher um espaço de coworking, no âmbito de um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com o Município de Vila Nova de Paiva.
A inauguração do Espaço Coworking de Vila Nova de Paiva teve lugar esta terça-feira, dia 6 de janeiro, e assinala a conclusão de uma intervenção num edifício que se encontrava sem utilização e que foi adaptado para acolher novas formas de trabalho.
A cerimónia contou com a presença do presidente da CIM Viseu Dão Lafões, João Azevedo, do presidente do Município de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, do secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, e de vários presidentes de municípios da região.
O espaço foi concebido como uma incubadora flexível, dotada de infraestruturas tecnológicas e áreas de trabalho partilhadas, e é destinado a empresários, empreendedores, startups, trabalhadores remotos e nómadas digitais que pretendam desenvolver a sua atividade profissional a partir de Vila Nova de Paiva.
O projeto resulta de uma candidatura conjunta ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa 6, dedicado à promoção do teletrabalho, e representou um investimento de cerca de 133 mil euros.
Na cerimónia, João Azevedo afirmou que “este espaço de coworking é um exemplo concreto da forma como podemos criar oportunidades no interior, valorizando os edifícios públicos e colocando-os ao serviço das pessoas e da economia local. O nosso objetivo é que os territórios de Viseu Dão Lafões sejam cada vez mais atrativos, capazes de acolher quem aqui vive e quem escolhe trabalhar a partir da nossa região”.
Também Paulo Marques destacou que “com o apoio da CIM, finalmente, temos o espaço de cowork em Vila Nova de Paiva. Nós aproveitámos esta oportunidade, juntamente com a Câmara de Castro Daire, que também tem o seu espaço de cowork para ser inaugurado. Como veem, é um espaço aberto a toda a comunidade, que esperemos que seja muito utilizado por todos e que seja um contributo à atração de empreendedores e de talento, muito importante para a competitividade do nosso território”.
Por sua vez, o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões sublinhou que “este projeto traduz uma visão estratégica de desenvolvimento territorial. Com esta inauguração, Vila Nova de Paiva passa a integrar a rede de espaços de coworking promovidos pela CIM Viseu Dão Lafões. É um reforço da aposta conjunta da CIM e dos municípios na inovação, na coesão territorial, na criação de oportunidades e na captação e retenção de talento. Este projeto integra-se numa estratégia intermunicipal que estamos a trilhar, com várias iniciativas de eficiência coletiva, que junta, também, as Associações empresariais e o sistema cientifico e tecnológico”.