5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Antigo Orfeão de Viseu reabre e volta a ser espaço de cultura e dança

Antigo Orfeão de Viseu reabre e volta a ser espaço de cultura e dança

O edifício histórico foi recuperado e já foram dados os primeiros passos de dança no salão de baile que vai continuar a ser palco de eventos culturais e comunitários

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
28.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
28.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Antigo Orfeão de Viseu reabre e volta a ser espaço de cultura e dança

O emblemático edifício do Antigo Orfeão de Viseu, localizado na Rua Direita, foi reinaugurado este sábado, 28 de setembro, após um longo processo de reabilitação. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e foi marcada por um “Chá Dançante” que reavivou a tradição de bailes no icónico salão de baile do edifício.

Após o descerramento da placa de inauguração, Fernando Ruas sublinhou a importância desta obra, que respeitou a traça original do edifício. “Neste momento podemos ver uma recuperação que foi feita com muito cuidado, fazendo jus e tendo em atenção aquilo que era a ocupação tradicional deste espaço, mas também juntando-lhe um outro que não havia, que a Câmara comprou”, afirmou o autarca, que se referia às melhorias implementadas durante a reabilitação.

 Antigo Orfeão de Viseu reabre e volta a ser espaço de cultura e dança

O projeto, que envolveu um investimento superior a 1,2 milhões de euros, foi estruturado com o objetivo de devolver o edifício à comunidade e dinamizar a zona histórica da cidade. “O que nós fazemos hoje, mais uma vez, é recuperar o edifício público, pô-lo à disposição dos viseenses, dar-lhe dignidade na sua recuperação”, destacou o presidente da Câmara.

O Orfeão, além de ser agora a nova sede da Universidade Sénior do Rotary Clube de Viseu, terá uma função polivalente, e vai acolher várias atividades culturais. “A ideia é que haja aulas da Universidade Sénior, e haja também dança no lugar presente e outras atividades”, acrescentou Ruas.

O salão de baile, uma das principais atrações do edifício, vai manter a sua importância. “Nós preservamos inclusivamente este salão que não está fora deste protocolo, mas tem autonomia para, eventualmente, fazermos aqui outro tipo de eventos. O salão propicia-se a isso, é um espaço que queremos com muita vida. Aliás, à semelhança do que tinha no passado”, afirmou o autarca.

A reabilitação do Antigo Orfeão de Viseu, que começou em 2021, foi realizada “de acordo com os princípios da reabilitação sustentável, com respeito pela identidade, memória e traça original do edifício”. Esta obra pretende ser um marco na preservação do património histórico e cultural da cidade, ao mesmo tempo que combate a “desertificação da Rua Direita”, referida por Fernando Ruas.

Com o restauro completo e o regresso das atividades, o Antigo Orfeão de Viseu volta a ser um ponto de encontro cultural para a comunidade viseense.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar