academico scp b
friojpg
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Antigo quartel da GNR na Prebenda vai ser requalificado pela Câmara de Viseu

Antigo quartel da GNR na Prebenda vai ser requalificado pela Câmara de Viseu

Praça na Rua Escura e requalificação da Casa da Batalha são mais duas obras para dinamizar a Rua Direita e o centro histórico

 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
14.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
14.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Antigo quartel da GNR na Prebenda vai ser requalificado pela Câmara de Viseu

O presidente da Câmara de Viseu deixou um desafio aos privados para aproveitarem a oportunidade que está a ser promovida na Rua Direita com a reabilitação de alguns dos edifícios pela autarquia e assim ajudarem a reavivar uma artéria do centro histórico da cidade que em outros tempos foi uma das mais movimentadas. O antigo Quartel da GNR, na rua adjacente a esta zona, é um deles.

“Espero que no próximo ano já tenhamos a obra (antigo quartel da GNR) ao lado em marcha, a praça na Rua Escura e em andamento o café-concerto da Casa Batalha”, disse Fernando Ruas na apresentação do programa de Natal e Passagem do Ano que decorreu esta sexta-feira no Palácios das Silveiras (antigo quartel militar), na Rua Direita.

O autarca explicou que definido quem é o dono do antigo quartel, localizado na Rua da Prebenda, a autarquia já colocou a requalificação no programa de Instrumentos Territoriais Integrados (ITI), pelo que haverá financiamento comunitário para a obra. 

“Primeiro tínhamos de definir de quem era a titularidade, depois arranjar com que se compram os melões e como já está no ITI, agora já podem,os avançar”, sustentou o autarca. Sobre o destino a dar, Fernando Ruas disse que ainda era cedo, mas ideias não faltam. “Tomara eu ter um naipe de edifícios disponíveis, como o antigo SLAT ou a antiga cadeia, para depois ver qual a melhor localização de acordo com os serviços que nos procuram”, reforçou.

Além da requalificação do antigo quartel, o presidente da Câmara de Viseu disse também que gostaria de ver edificada a praça na Rua Escura, um espaço de “descanso) no cruzamento com a Rua Direita e em andamento a reabilitação da Casa Batalha para café-concerto, um edifício histórico que foi adquirido pela autarquia.

“São três boas requalificações”, sublinhou Fernando Ruas, para dar vida a uma artéria que, recordou, “unia a parte norte à sul de Viseu e quase não se podia nela andar”, em outros tempos.

O autarca aproveitou ainda para deixar uma palavra de agradecimento aos particulares, sobretudo às instituições, que aceitaram o repto de requalificar/limpar os seus edifícios . “Foi uma iniciativa da Câmara que foi muito bem aceite”, disse, dando como exemplos a Caixa Geral de Depósitos e mais dois bancos que estão a ser recuperados devidamente. “Uma iniciativa que a Câmara tomou e que tem tido uma excelente resposta. Falta-nos, curiosamente, o Banco de Portugal que era aquele que deveria ter mais obrigações. mas que tenho a certeza que vai seguir o exemplo”, concluiu. 

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Outras notícias

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Notícias relacionadas

Procurar