5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Anúncio do centro de radioterapia para o Hospital de Viseu sabe a pouco, diz PSD

Anúncio do centro de radioterapia para o Hospital de Viseu sabe a pouco, diz PSD

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
29.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
29.06.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Anúncio do centro de radioterapia para o Hospital de Viseu sabe a pouco, diz PSD

O PSD diz que sabe a pouco o projeto anunciado esta terça-feira (29 de junho) pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) para a construção da nova valência oncológica.

O projeto do Centro de Ambulatório e Radioterapia prevê um investimento superior a 24 milhões de euros, tendo já sido enviado à tutela. A empreitada poderá ser alvo de uma candidatura a fundos comunitários no final de agosto.

Os sociais-democratas elogiam o trabalho feito pela administração do CHTV por libertar o espaço ocupado pelos hospitais de dia, mas o deputado e candidato laranja à Câmara de Viseu, Fernando Ruas, diz não ver razões para lançar agora o foguetório.

“Estamos numa fase muito embrionária que não justifique ainda nenhuma festa e muito menos um anúncio. Eu diria que começou agora a decisão de pedir o namoro, pelo que estamos mesmo muito longe do casamento”, afirma.

O social-democrata alerta que anúncios nesta altura só se justificam com o aproximar das eleições autárquicas e que o PS “é muito pródigo neste tipo de anúncios”.

Fernando Ruas diz ainda que os projetos de especialidade ainda não estão prontos e que só depois é que pode haver uma candidatura aos fundos comunitários.

O candidato à autarquia de Viseu lamenta ainda que o Governo continue a investir milhões de euros em Coimbra na área da saúde, deixando Viseu no esquecimento.

“É um confronto e um contraste o que se passa nas verbas que já foram libertadas para o IPO de Coimbra. Anda-se a dizer que queremos uma descentralização destes serviços que têm a ver com uma área sensível como a saúde, mas depois continuamos a centralizar tudo em Coimbra. Parece que há aqui um contraste entre a autoestrada que não vem e a pressa com que nos querem empurrar novamente para Coimbra”, critica Fernando Ruas.

O PSD aponta como exemplo o facto de o IPO de Coimbra ter visto aprovado um investimento de cerca de 35 milhões de euros para melhorar a resposta da radioterapia. Os sociais-democratas acusam ainda o Governo de brincar com a saúde dos viseenses.

Os deputados eleitos por Viseu lembram que foram apenas informados da existência de um estudo prévio global, faltando os projetos de especialidade e da definição do modelo de funcionamento, e que não há garantia de aprovação imediata.

O estudo elaborado pela administração do Centro Hospitalar inclui a unidade de radioterapia e o hospital de dia hemato-oncológico. O novo centro também está preparado para acolher doentes vindos dos hospitais de dia e do serviço ambulatório.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar