5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Aos 50 anos, Centro Social de Orgens cria quinta pedagógica

Aos 50 anos, Centro Social de Orgens cria quinta pedagógica

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Aos 50 anos, Centro Social de Orgens cria quinta pedagógica

O Centro Social de Orgens, em Viseu, quer assinalar os 50 anos de atividade com a criação de uma quinta pedagógica na freguesia. As comemorações arrancam neste mês de março com um ciclo de eventos que visam assinalar a efeméride.

O dirigente da instituição, Celestino Martins, diz em declarações ao Jornal do Centro que a ideia passa por desenvolver a quinta para as crianças, “para dar apoio à creche e ao jardim-escola, bem como aos nossos idosos”. “A quinta seria aproveitada para o desenvolvimento das próprias crianças no seu dia-a-dia”, frisa.

O terreno fica junto à sede da instituição tem uma área de 4.000 metros quadrados. Celestino Martins diz que um dos objetivos é “desenvolver cada vez mais o espaço que já temos há vários anos” e que, por isso, o desafio já foi lançado aos órgãos sociais.

Também numa altura de candidaturas para o Plano de Recuperação e Resiliência, a instituição espera receber mais apoios para o centro de dia e a creche, diz o dirigente. Sobre as comemorações dos 50 anos, destaca a edição de um livro sobre a história da freguesia “desde a pré-história aos dias de hoje, com um capítulo dedicado aos 50 anos do Centro Social e Cultural”.

“Preparámos um vasto leque de comemorações no sentido de, durante o ano de 2022 e até março de 2023, festejarmos em pleno o nosso aniversário. Vamos iniciar os eventos já no dia 25, com uma sessão de fados, e no dia 26, com um espetáculo musical com a Tuna Regional de Orgens, o Grupo de Sobral de Pinho de São Pedro do Sul e a Teletuna de Viseu, onde partiremos o bolo de aniversário”, adianta.

Segundo Celestino Martins, na agenda também estão um concurso de pintura que decorrerá “a nível nacional” e ainda uma tarde cultural com o patrocínio do Inatel. “Vamos ter, pela primeira vez em Viseu, um grupo de cante alentejano, que é património mundial e também a maior concentração de bombos do concelho de Viseu”, revela.

O responsável diz que o Centro Social de Orgens é já o maior empregador da freguesia, “com vários colaboradores da freguesia a trabalharem connosco”, sendo responsável por seis valências: lar, creche, jardim-escola, centro de dia, apoio domiciliário e apoio alimentar, a mais recente valência “que abrange freguesias como Viseu, Repeses e São Salvador, e inclusive Bodiosa e Coutos”.

“Temos aqui um desenvolvimento muito importante e envolvente que passa da nossa freguesia para as freguesias vizinhas”, acrescenta.

A origem do Centro Social de Orgens remonta a 1973, quando se reiniciou o Rancho Folclórico de Orgens. Em 1977, foi criado o Centro Popular de Trabalhadores de Orgens. As duas instituições fundiram-se a 21 de março de 1983.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar