policia judiciaria
Bolsas
IMG_0052
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Apagão: Buzinas, palmas e festejos no regresso da luz a Viseu

Apagão: Buzinas, palmas e festejos no regresso da luz a Viseu

Eram 21h30 quando a luz voltou a ligar-se em Viseu. Depois de 10 horas de um apagão que afetou Portugal Continental e Espanha, a eletricidade já está a ser reposta em muitas zonas do país.

 Refood Viseu com campanha de voluntariado neste verão
28.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Refood Viseu com campanha de voluntariado neste verão
28.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Apagão: Buzinas, palmas e festejos no regresso da luz a Viseu

Carros a buzinar, palmas e gritos de felicidade. Eram 21h30 quando a luz voltou a ligar-se em Viseu. Horas antes, a eletricidade já tinha chegado a outros concelhos do distrito.

Depois de um apagão que afetou Portugal Continental, Espanha e França, a eletricidade já está a ser reposta de forma gradual em várias zonas do país.

Em Viseu, a luz foi chegando aos poucos e quem não se apercebeu foi rapidamente alertado por quem celebrou.

Devido à falha de eletricidade, que ocorreu cerca das 11h30, vários serviços, desde restauração, serviços públicos ou supermercados encerraram portas.

Outros recorreram a geradores, como o hospital de Viseu, que também ativou o plano de contingência.

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 21h30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral. 

“Às 21h30 estão ligadas parcialmente 147 subestações, 1.500 megawatts (MW) e alimentados cerca de dois milhões de clientes”, disse fonte oficial da empresa à Lusa. Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

No entanto, a E-Redes refere que ainda não é possível fazer previsões da reposição integral, alertando para eventuais demoras na realização da mesma.

A E-Redes “tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano, para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional. O plano de reposição da E-Redes é acionado em consequência e em estreita dependência da reposição realizada pela REN”, acrescenta.

“Face aos problemas que estão a afetar a rede elétrica nacional, a E-Redes colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência às 11:30 desta manhã, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível.

“O Operador de Rede de Distribuição (E-Redes) tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional”, destaca.

A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

pub
 Refood Viseu com campanha de voluntariado neste verão

Outras notícias

pub
 Refood Viseu com campanha de voluntariado neste verão

Notícias relacionadas

Procurar