Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » APPACDM cria cafetaria inclusiva no centro histórico de Viseu

APPACDM cria cafetaria inclusiva no centro histórico de Viseu

Instituição recebe prémio Capacitar por projeto inovador no centro histórico de Viseu. Obras no novo espaço já arrancaram

pub
 APPACDM cria cafetaria inclusiva no centro histórico de Viseu - Jornal do Centro
21.11.24
fotografia: APPACDM Viseu
partilhar
 APPACDM cria cafetaria inclusiva no centro histórico de Viseu - Jornal do Centro
21.11.24
Fotografia: APPACDM Viseu
pub
 APPACDM cria cafetaria inclusiva no centro histórico de Viseu - Jornal do Centro

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu foi distinguida com o Prémio Capacitar do BPI e da Fundação La Caixa e vai criar uma cafetaria inclusiva no centro histórico da cidade, anunciou esta quinta-feira (21 de novembro) a instituição.

Em comunicado, a APPACDM de Viseu refere que o projeto – que foi alvo de uma candidatura da própria instituição ao Prémio Capacitar – promete ser “inovador” na valorização pessoal, social e profissional dos seus utentes. A associação foi uma das duas da região Centro contempladas pelos 1,1 milhões de euros do Prémio Capacitar, que apoia iniciativas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, doenças mentais ou outras condições de saúde, promovendo a sua autonomia e empregabilidade.

O presidente da APPACDM, Pedro Baila Antunes, refere que a distinção orgulha “toda a comunidade” e constitui “mais uma oportunidade” para promover a inclusão. “Das pessoas que apoiamos e servimos diretamente, mas igualmente trazer cada vez mais a comunidade à nossa realidade tão humana e especial”, acrescenta.

A associação também assinou recentemente com a Câmara de Viseu um protocolo de colaboração tendo em vista a cedência de um espaço comercial para a cafetaria inclusiva, intitulada DoceMente II. O projeto prevê ainda a requalificação do número 57 da Rua D. Duarte, cujas obras já arrancaram.

A dirigente da APPACDM, Cristina Duque Lemos, sublinhou na apresentação que o espaço será “positivamente diferenciador, acolhedor, solidário e inclusivo” e uma “porta aberta à inclusão, à missão e à realidade da APPACDM Viseu”.

“Nesta cafetaria solidária e inclusiva serão empregues pessoas com deficiência e/ou doença mental. Serão também realizadas atividades e estágios em contexto de trabalho dos cursos de formação profissional na área da cozinha e serviço de bar da APPACDM Viseu”, disse a responsável.

Já a diretora executiva Emília Dias acrescentou que no mesmo espaço vão decorrer “ateliers, workshops, debates/conversas informais e outros eventos”. O estabelecimento vai apostar em “menus saudáveis com produtos frescos locais e da produção da nossa quinta, baseados na experiência em confeção e qualidade alimentar” da APPACDM.

Presente na ocasião, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, destacou o facto de a cafetaria ficar situada no “coração” da cidade e enalteceu o trabalho da associação “em prol da comunidade de pessoas com deficiência no nosso concelho”. O espaço deverá abrir as portas ao público em breve.

pub
 APPACDM cria cafetaria inclusiva no centro histórico de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 APPACDM cria cafetaria inclusiva no centro histórico de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar