GNR Ambiente SEPNA
Parque Urbano Oliveirda de Frades
três a conta que deus fez revista
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural

Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte apresentou na Câmara de Lamego o seu plano de cultura, que destaca o apoio financeiro para o património cultural classificado

 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro
21.10.24
fotografia: Câmara de Lamego
partilhar
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro
21.10.24
Fotografia: Câmara de Lamego
pub
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) apresentou na Câmara de Lamego o seu plano de cultura, que destaca o apoio financeiro para o património cultural classificado.

O financiamento foi abordado numa reunião de trabalho onde foi apresentado o Plano de Ação Regional para a Cultura Norte 2030 e a estratégia das “Rotas do Norte”.

O encontro juntou o executivo da autarquia, alguns presidentes de junta, padres, o responsável pela Pastoral do Turismo da Diocese de Lamego e personalidades ligadas ao setor cultural que reuniram com o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Jorge Sobrado.

O ex-vereador da Cultura da Câmara de Viseu, que é vice-presidente da CCDRN com os pelouros da Cultura e Património desde fevereiro deste ano, sublinhou em Lamego a importância da preservação e salvaguarda do património cultural classificado e referiu que a sua reabilitação deve ser prioritária.

Numa primeira fase, o programa da comissão de coordenação regional conta com uma dotação financeira de 27 milhões de euros. O Plano de Ação Regional para a Cultura quer apoiar projetos de património cultural e dos setores cultural e criativo na região Norte.

Além deste plano, a CCDRN e o Turismo do Porto e Norte também estão a promover uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”.

Jorge Sobrado explicou os critérios de admissão de candidaturas de bens de património cultural ao Norte 2030, com o objetivo de valorizar o património cultural na região.

“As entidades proprietárias, gestoras ou promotoras de bens culturais devem pedir adesão às Rotas do Norte para promover turisticamente estes produtos e permitirem a sua visitação. A CCDR Norte prestará todo o apoio técnico à reabilitação e ao licenciamento”, disse, citado numa nota da Câmara de Lamego.

Na sua intervenção, o presidente da autarquia, Francisco Lopes, disse que Lamego tem vários monumentos classificados que poderão ser elegíveis para candidaturas de financiamento, nomeadamente o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Capela de Nossa Senhora dos Meninos e o Convento e Igreja de Santa Cruz.

pub
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar