Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural

Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte apresentou na Câmara de Lamego o seu plano de cultura, que destaca o apoio financeiro para o património cultural classificado

 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro
21.10.24
fotografia: Câmara de Lamego
partilhar
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro
21.10.24
Fotografia: Câmara de Lamego
pub
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) apresentou na Câmara de Lamego o seu plano de cultura, que destaca o apoio financeiro para o património cultural classificado.

O financiamento foi abordado numa reunião de trabalho onde foi apresentado o Plano de Ação Regional para a Cultura Norte 2030 e a estratégia das “Rotas do Norte”.

O encontro juntou o executivo da autarquia, alguns presidentes de junta, padres, o responsável pela Pastoral do Turismo da Diocese de Lamego e personalidades ligadas ao setor cultural que reuniram com o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Jorge Sobrado.

O ex-vereador da Cultura da Câmara de Viseu, que é vice-presidente da CCDRN com os pelouros da Cultura e Património desde fevereiro deste ano, sublinhou em Lamego a importância da preservação e salvaguarda do património cultural classificado e referiu que a sua reabilitação deve ser prioritária.

Numa primeira fase, o programa da comissão de coordenação regional conta com uma dotação financeira de 27 milhões de euros. O Plano de Ação Regional para a Cultura quer apoiar projetos de património cultural e dos setores cultural e criativo na região Norte.

Além deste plano, a CCDRN e o Turismo do Porto e Norte também estão a promover uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”.

Jorge Sobrado explicou os critérios de admissão de candidaturas de bens de património cultural ao Norte 2030, com o objetivo de valorizar o património cultural na região.

“As entidades proprietárias, gestoras ou promotoras de bens culturais devem pedir adesão às Rotas do Norte para promover turisticamente estes produtos e permitirem a sua visitação. A CCDR Norte prestará todo o apoio técnico à reabilitação e ao licenciamento”, disse, citado numa nota da Câmara de Lamego.

Na sua intervenção, o presidente da autarquia, Francisco Lopes, disse que Lamego tem vários monumentos classificados que poderão ser elegíveis para candidaturas de financiamento, nomeadamente o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Capela de Nossa Senhora dos Meninos e o Convento e Igreja de Santa Cruz.

pub
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Apresentado em Lamego programa de apoio ao património cultural - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar