No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Assembleia Municipal de Castro Daire aprovou na passada segunda-feira (dia 19) o orçamento e as grandes opções do plano do município para o próximo ano. O seu valor ultrapassa os 28 milhões de euros, sendo este o “maior de sempre” da autarquia, segundo o executivo presidido por Paulo Almeida (PSD).
O documento foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, com um voto contra do deputado do Chega e cinco abstenções do PS. Só parte da bancada socialista é que se absteve.
Em comunicado, a Câmara de Castro Daire refere que o orçamento para 2023 “é o reflexo de um trabalho afincado na procura de oportunidades de financiamento que possam suportar as opções de desenvolvimento e crescimento definidas para o concelho”.
Apesar das dificuldades enumeradas pelo município, como a inflação e o aumento dos custos com as obras, a autarquia promete maior investimento em projetos que “visam aumentar a qualidade de vida dos castrenses e preparar o futuro de uma forma sustentável”.
Entre as áreas prioritárias, estão a educação, a saúde, a transição energética, o turismo e as vias de comunicações.
O orçamento de Castro Daire será alavancado sobretudo por financiamentos comunitários. “Este é um orçamento extremamente ambicioso, o qual, apesar das dificuldades e adversidades provenientes da conjuntura nacional e internacional atual, representa um sinal de esperança no futuro do nosso território”, acrescenta o executivo municipal.
Só as requalificações da Escola Secundária, da Escola Básica, do Centro de Saúde, da Avenida 25 de Abril e a substituição da iluminação pública de todo o concelho em luminárias Led representam no total um investimento superior a 10 milhões de euros. Todos estes projetos contam com financiamento do Portugal 2020 e do Plano de Recuperação e Resiliência.
A Câmara de Castro Daire promete um equilíbrio orçamental no próximo ano e adianta ainda que a política fiscal vai ser mantida com taxas mínimas para apoiar as famílias e as empresas do concelho, além da isenção da derrama e a redução do IMI de acordo com o agregado familiar. No IRS, a autarquia irá abdicar de 2% da taxa municipal a favor das famílias.
“Em suma, trata-se de um orçamento com uma componente de investimento elevado em áreas estratégicas para o futuro de Castro Daire, bem como contempla uma enorme preocupação com todos os castrenses”, finaliza, em comunicado, o executivo municipal.