No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Mais de 100 armadilhas estão a ser instaladas no concelho de Lamego, para combater a vespa asiática e proteger as abelhas europeias que, muitas vezes, são atacadas pela praga.
O objetivo é salvaguardar o ecossistema local, proteger recursos naturais e garantir o aparecimento de novos ninhos de abelhas. O plano coincide com o início da atividade da vespa asiática, que é considerada espécie invasora e predadora da abelha europeia.
“Com a subida da temperatura, as vespas fundadoras emergem da hibernação, representando uma ameaça à biodiversidade. O objetivo primordial é capturá-las antes que formem os ninhos primários, controlando assim a sua proliferação”, explica a Câmara de Lamego, que está a instalar as armadilhas com as juntas de freguesia do concelho.
A medida está a ser avaliada pela Proteção Civil municipal, permitindo “uma avaliação pormenorizada das áreas mais críticas à presença da vespa asiática”.
As armadilhas, que estão identificadas, foram compradas no âmbito do projeto Gesvespa Douro, da Comunidade Intermunicipal do Douro.