040521155005aebdb949fb46d26473a5f634e2c7c4492a06f7ac
GNR Guarda Nacional Republicana - Jornal do Centro
GNR Viseu - Apreensão 27
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

À procura de vistas de cortar a respiração? Situado na EM326, em…

30.05.25

Quer fazer parte de uma equipa com mais de 20 anos de…

29.05.25

No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…

28.05.25
vitor figeuiredo
josé antonio santos lamego ps
manuel-marques
rustica padaria viseu
arca
vinho_queijo_pao
Home » Notícias » Diário » Artistas estrangeiros ”descobrem” barro negro de Molelos em Tondela

Artistas estrangeiros ”descobrem” barro negro de Molelos em Tondela

Cinquenta artistas e ceramistas visitaram o concelho de Tondela no início desta semana e ficaram “maravilhados” com a arte de barro negro e a soenga em Molelos

 Artistas estrangeiros ”descobrem” barro negro de Molelos em Tondela - Jornal do Centro
26.09.24
fotografia: Câmara de Tondela
partilhar
 Artistas estrangeiros ”descobrem” barro negro de Molelos em Tondela - Jornal do Centro
26.09.24
Fotografia: Câmara de Tondela
pub
 Artistas estrangeiros ”descobrem” barro negro de Molelos em Tondela - Jornal do Centro

Cinquenta artistas e ceramistas visitaram o concelho de Tondela no início desta semana e ficaram “maravilhados” com a arte de barro negro em Molelos. Os visitantes participaram no Congresso da Academia Internacional de Cerâmica, que decorreu recentemente em Alcobaça e nas Caldas da Rainha.

A visita aconteceu na última segunda-feira (23 de setembro) e a comitiva integrou artistas de países como China, Correia do Sul, França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Chile e Singapura, entre outros.

A visita começou no Museu Municipal Terras de Besteiros, onde o grupo foi recebido pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pelo vereador da Cultura e Turismo, João Carlos Figueiredo.

Após a passagem pelo espaço museológico, o grupo seguiu para Molelos, onde visitou as olarias locais e acompanhou a desenforna da soenga que tinha sido preparada no dia anterior. Este é o processo ancestral de cozedura da louça preta típica da localidade.

Segundo a Câmara de Tondela, os artistas “ficaram maravilhados e até surpreendidos com a arte que encontraram em Molelos e com Soenga, método que a Câmara de Tondela recupera todos os anos no terceiro fim de semana do mês de maio”.

O Congresso da Academia Internacional de Cerâmica realizou-se pela primeira vez em Portugal e reuniu cerca de 300 especialistas de 50 países.

Molelos é considerada a maior comunidade de olaria negra do país e um centro de tradição oleira desde o século XVI. A louça preta que é produzida lá destaca-se pela sua cor negra resultante da cozedura redutora, pela decoração e pelo brilho das peças. Na localidade, existem apenas cinco olarias a produzir a louça que é fabricada pelo menos desde finais do século XIX.

Este ano, o barro negro de Molelos foi certificado como produto artesanal certificado.

pub
 Artistas estrangeiros ”descobrem” barro negro de Molelos em Tondela - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Artistas estrangeiros ”descobrem” barro negro de Molelos em Tondela - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar