Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O presidente da Assembleia da República interrompeu esta manhã os trabalhos para anunciar a morte de José Junqueiro com quem lembrou ter trabalhado em conjunto em legiuslarturas anteriores enquanto deputados.
“Acabei de ser informado que faleceu um antigo deputado do Partido Socialista, o deputado José Junqueiro, com quem também tive o privilégio de partilhar mandatos noutras legislaturas”, declarou Aguiar Branco, manifestando as suas condolências à família e ao Partido Socialista.
No mesmo momento, fez questão de sublinhar que esta homenagem representa não apenas um gesto pessoal, mas o sentimento coletivo da Assembleia da República: “Estou certo que expresso também o sentimento de toda a Assembleia”, disse.
José Junqueiro faleceu esta manhã aos 72 anos. Natural de Viseu, José Adelmo Gouveia Bordalo Junqueiro foi uma figura marcante da vida política portuguesa, tanto no plano local como nacional. Desempenhou funções de deputado à Assembleia da República ao longo de várias legislaturas, eleito pelo círculo de Viseu.
A sua experiência governativa inclui duas passagens pelo executivo: entre 2000 e 2002, como Secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária, e, mais tarde, entre 2009 e 2011, como Secretário de Estado da Administração Local, no segundo governo liderado por José Sócrates. Neste último cargo, destacou-se pela aposta na simplificação administrativa, transparência e reorganização do setor empresarial local.
No plano autárquico, foi vereador na Câmara Municipal de Viseu, tendo também sido candidato à presidência da autarquia em 2013. Como tantas vezes referiu em A sua visão para o território assentava num modelo de desenvolvimento sustentado, com aposta na qualificação urbana, apoio ao investimento e valorização dos serviços públicos.