Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Assembleia Municipal de Vouzela aprovou, por unanimidade, um orçamento de 32,9 milhões de euros (ME) para este ano, que representa um aumento de 8,5% comparativamente ao de 2025.
Fonte daquela autarquia do distrito de Viseu disse à agência Lusa que “a habitação constituiu uma das prioridades, com uma dotação de 3,98 milhões de euros”, tal como a saúde, com 1,04 ME, e a modernização administrativa e proximidade ao cidadão, com 3,37 ME.
A área do ordenamento do território, mobilidade e saneamento contará com 5,4 ME, enquanto para a da ação social “o investimento previsto ronda os 661 mil euros, refletindo uma política de apoio às famílias”, acrescentou.
Como exemplos de grandes investimentos previstos, a mesma fonte apontou a reabilitação de frações e a construção e aquisição de fogos, a conclusão da creche de Queira e a comparticipação no Centro Tecnológico Especializado da Escola Secundária de Vouzela.
Está ainda prevista a requalificação do edifício sede do Agrupamento de Escolas de Vouzela, do edifício do centro de saúde e dos Paços do Concelho e a construção da Loja do Cidadão, adiantou.
No que respeita aos impostos, o executivo decidiu manter as taxas de 2025, salientando “a taxa mínima de IMI nos prédios urbanos, a manutenção do IMI familiar, a isenção das taxas de terrado para os feirantes, a isenção de pagamento de taxas pela ocupação da via pública com esplanadas e publicidade e a redução de 1% no IRS”.
Na Câmara (constituída por quatro eleitos do PSD e um do PS), o orçamento contou com a abstenção do PS. Na Assembleia Municipal de 27 de dezembro foi aprovado por unanimidade.